Lição 02 – A Vocação Missionária De Israel No At | Betel Conectar Jovens | 3º trimestre 2025
📖 Lição 02 – A Vocação Missionária De Israel No At
A Lição 02 Betel Conectar Jovens 3 Trimestre 2025 ensina como Israel foi chamado para ser luz entre as nações e cumprir sua vocação missionária no Antigo Testamento.
TEXTO DE REFERÊNCIA
Êx 9.16
📝Resumo da Lição 02 Betel Conectar Jovens 3 Trimestre 2025
A Lição 02 Betel Conectar Jovens 3º Trimestre 2025 destaca o chamado de Israel como nação missionária no Antigo Testamento, revelando seu papel em anunciar a glória de Deus às demais nações e viver como exemplo de obediência à Palavra do Senhor.
Leitura semanal 📘
Segunda | 1Cr 16.24 – Proclamem a Glória de Deus a todas as nações. |
Terça | Sl 83.18 – Que todos os povos reconheçam que só o Senhor é o Deus Altíssimo. |
Quarta | Gn 18.18 – Abraão foi abençoado para abençoar. |
Quinta | Êx 9.16 – O nome do Senhor será conhecido no mundo inteiro. |
Sexta | Êx 16.9 – Israel foi constituído como um reino de sacerdotes. |
Sábado | Dt 7.16 – Deus estabeleceu Israel como nação santa. |
VERSÍCULO DO DIA
“E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra”. Dt 28.1
VERDADE APLICADA
Deus estabeleceu Israel como um modelo a todas as nações do mundo como um povo regido pela Sua Lei e Seus princípios.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
✔ Explicar o significado da Missão no AT;
✔ Apresentar o propósito da Missão de Deus para Israel;
✔ Mostrar que Israel foi abençoado para abençoar.
>MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que o Senhorio do Deus Altíssimo seja conhecido entre todos os povos.
Introdução📣
A missão do AT se distingui da missão neotestamentária no “ser” e no “fazer”. Enquanto Israel deveria somente “ser”, a Igreja é chamada para “ser” e “ir” realizar o propósito de Deus na história humana, resgatar o que foi perdido.
🔑 Ponto-Chave: “Missão é a ação pela qual Deus utiliza um povo ou individuo em favor do mundo”.
1 – ISRAEL, UM POVO COM UMA MISSÃO
Mesmo que diferente do propósito da Igreja, Israel foi estabelecido como a nação pela qual Deus age no mundo no AT.
1.1. A Missão de Israel
Antes de qualquer afirmação, devemos definir o que é Missão: é aquilo que Deus está fazendo em favor do mundo – é o Seu propósito que a longo prazo irá renovar toda a criação, quando Deus fará um novo céu e uma nova terra (2Pe 3.13). E a partir desta afirmação que entra o papel e a Missão de Israel no AT, de ser o instrumento de Deus para a salvação do mundo. Da mesma forma que Israel foi o instrumento de Deus para Sua ação no mundo, no NT é a Igreja que cumpre o propósito salvífico de Deus na história humana.
Comentário🤓
Israel é o povo escolhido por Deus para manifestar Sua glória e ser luz entre as nações. No Antigo Testamento, sua vocação missionária não é apenas um chamado nacionalista, mas um designo divino para ser instrumento na redenção do mundo. A vocação missionária de Israel no AT revela o coração de Deus, que deseja restaurar toda a criação por meio de um povo separado, obediente e dedicado a Sua Palavra.
Embora a missão da Igreja no Novo Testamento seja distinta, ela dá continuidade ao propósito eterno de Deus iniciado em Israel. Compreender essa vocação é fundamental para reconhecer que o plano redentor de Deus sempre envolveu um povo comprometido a representar Seu reino, proclamando justiça e revelando a santidade divina em meio às trevas deste mundo.
1.2. Israel foi chamado para SER
Deus estabeleceu o povo de Israel como exemplo para todas as nações do mundo, expressando assim, como Ele deseja que os outros povos fossem, uma comunidade regida pelos Seus princípios e valores estabelecidos na Lei, nos quais Ele habitaria em seu meio. Por este motivo, a Missão de Israel no AT
não está relacionada, primeiramente, em “ir”, ou fazer alguma coisa, mas antes em “SER”. Este povo foi chamado Para ser santo, diferente das outras nações e com o propósito e finalidade de expressar a Gloria de Deus ao mundo, povos, tribos e nações (1Cr 16.24).
Comentário🤓
A vocação missionária de Israel no Antigo Testamento revela que sua missão essencial não era simplesmente uma atividade externa ou uma série de ações pontuais, mas um chamado profundo para “SER” — um povo santo, separado, que refletisse o caráter e a glória de Deus.
Israel foi chamado para viver de maneira distinta, sob os princípios da Lei, demonstrando para todas as nações como Deus deseja que Seu povo viva em comunhão com Ele. Essa identidade santa não era apenas um privilégio, mas uma responsabilidade missionária, pois ao SER diferente e fiel, Israel manifestava a presença de Deus no meio das nações, atraindo outros para o Seu Reino.
Assim, a vocação missionária de Israel no AT não está somente no que eles faziam, mas no que eles eram — um testemunho vivo e visível da santidade e do poder do Deus Todo-Poderoso.
REFLETINDO
Fundamentalmente, nossa missão significa nossa participação comprometida como povo de Deus, mediante o convite e a ordem de Deus, na própria missão de Deus na história do mundo para a redenção da criação de Deus’
Christopher Wright
EBD Hoje – Escola Dominical | Revista Betel | 3º Trimestre De 2025 | Missões: O Clamor da última hora | Betel Jovens 3 trimestre 2025 Lição 02 – Escola Dominical | Betel Jovens
2 – O PROPÓSITO DE ISRAEL
Deus estabeleceu Israel como nação Sua, propriedade particular, nação santa e reino de sacerdotes.
2.1. Israel, nação santa
Partindo do princípio de que, primeiramente, a missão de Israel era “ser” e não “ir” ou “fazer”, devemos entender que o povo de Deus foi chamado a ser um povo santo (Dt 7.6). A santidade em Deus é o atributo que o distingue de as demais divindades do mundo antigo, pois, o Senhor além de ser Santo, exige que Seu povo seja também santo (1Pe 1.16). Este é o primeiro propósito da Missão de Israel no AT: servir a Deus através de uma vida de santidade e separação. A Igreja, como o novo Israel de Deus, deve primeiramente viver em santificação, orientada para Deus e para o Seu agir no mundo.
Comentário🤓
A vocação missionária de Israel no AT encontra seu cerne no chamado à santidade. Deus não apenas escolheu Israel para ser Seu povo, mas o chamou para viver separado, consagrado a Ele, refletindo Sua pureza e justiça em meio a um mundo corrompido.
Essa santidade não é meramente ritualística, mas um estilo de vida que distingue Israel como nação santa, propriedade exclusiva do Senhor. O propósito maior da missão de Israel é testemunhar a santidade de Deus através de sua obediência e dedicação.
Hoje, a Igreja, como o novo Israel, é desafiada a seguir esse exemplo, vivendo em santificação e alinhada com o propósito divino de transformação do mundo pelo poder do Espírito Santo. Essa continuidade da vocação missionária reforça que o chamado para ser santo permanece central no cumprimento da missão divina.
2.2. Reino de sacerdotes
A função básica de um sacerdote era ministrar as coisas sagradas, o culto e o sacrifício, viver uma vida de devoção e relacionamento com Deus. Do mesmo jeito, Israel deveria apresentar ao mundo a Gloria de Deus, Seu poder e governo justo e piedoso (Sl 83.18). Esta função faz com que todos os povos reconheçam o Senhor como o Único Deus (Dt 6.4). Tal afirmação leva a compreensão de que Deus é Senhor e Criador. Desta forma, todas as criaturas devem obediência a Ele, mas todos aqueles que não reconhecem Sua soberania estão em rebelião, e consequentemente, estão diante de Sua ira e julgamento.
Comentário🤓
A vocação missionária de Israel no Antigo Testamento se manifesta também em seu chamado para ser um reino de sacerdotes, um povo consagrado a ministrar e revelar a glória de Deus ao mundo. Assim como o sacerdote desempenha uma função sagrada de intermediação, Israel foi chamado a viver em devoção e intimidade com o Senhor, refletindo Seu poder, justiça e piedade diante das nações.
Essa vocação não só aponta para a exclusividade de Deus como Senhor e Criador, mas também chama todas as nações ao reconhecimento de Sua soberania. Aqueles que rejeitam essa autoridade divina se colocam em rebelião, enfrentando o justo julgamento de Deus.
Portanto, a missão de Israel como reino de sacerdotes reafirma o propósito divino de manifestar a santidade e o governo de Deus em toda a terra, preparando o caminho para o cumprimento pleno desse chamado na Igreja do Novo Testamento.
EBD Hoje | Lição 02 Betel Jovens Conectar 3 trimestre 2025 | Revista – Missões: O Clamor da última hora
3 – ABENÇOADOS PARA ABENÇOAR
O chamado de Israel não foi para servir a si mesmo, mas sim de servir como testemunho de Deus aos outros povos, tribos e nações.
3.1. O chamado dos patriarcas
Abraão recebeu de Deus uma dupla promessa. A primeira: se tornar uma grande nação (Gn 18.18), de modo que não poderia ser contada a sua descendência, assim como a areia da praia ou como as estrelas do céu (Gn 22.17), A segunda: abençoar todas as nações da terra (Gn 12.3). A intenção de Deus no AT é que toda criação, toda vida e cultura humana possam, por meio de Abraão e de sua descendência, tornar-se novamente algo muito bom. Essa promessa é cumprida em dois tempos, o primeiro na formação do povo de Israel no Egito e na segunda, na vida e ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Comentário🤓
A vocação missionária de Israel no Antigo Testamento está fundamentada na promessa feita a Abraão: ser uma bênção para todas as nações. Israel não foi chamado para viver isolado ou voltado para si mesmo, mas para refletir o propósito redentor de Deus sobre toda a criação. O chamado dos patriarcas revela a intencionalidade divina de usar Israel como canal de bênçãos espirituais e materiais para os povos.
Essa promessa se desdobra historicamente, iniciando com a formação do povo escolhido no Egito e alcançando sua plenitude em Jesus Cristo, cujo ministério inaugura a verdadeira restauração da humanidade. Assim, a missão de Israel é paradigmática, mostrando que ser abençoado é, acima de tudo, ser destinado a abençoar, cumprindo o plano eterno de Deus para renovar todas as coisas.
3.2. O papel de Israel ante as nações
Foi no Êxodo que Israel se tornou uma nação e no Sinai que Deus estabeleceu as exigências para se viver conforme seus princípios e valores. Deus estabeleceu para o Seu povo que em todas as esferas da vida deveriam ser santos, por isso, estabeleceu leis que regiam a família (Lv 19.3); a adoração (Lv 19.4); o cuidado com os pobres e estrangeiros (Lv 19.9,10); o amor fraternal (Lv 19.18); a fidelidade sexual (Lv 19.20-22), dentre outras leis. Quando Israel foi disperso entre as nações (Jr 29.4), Deus enviou para o interior dos povos pagãos tais princípios como testemunho de Seu caráter Santo, Glória e Majestade.
Comentário🤓
A vocação missionária de Israel no Antigo Testamento se manifesta plenamente no momento do Êxodo e da entrega da Lei no Sinai, quando Deus constituiu Israel como uma nação santa, chamada a viver segundo Seus princípios divinos em todas as áreas da vida.
Essas leis não eram meras regras, mas expressão prática da santidade de Deus, abrangendo desde a estrutura familiar até o cuidado com os marginalizados, refletindo Seu amor e justiça. Ao ser disperso entre as nações, Israel tornou-se um testemunho vivo do caráter santo, da glória e da majestade do Senhor, proclamando sem palavras a soberania de Deus.
Essa missão de ser luz entre as nações reafirma a vocação missionária de Israel no AT, que transcende o simples cumprimento ritual e se torna um chamado a influenciar o mundo com os valores do Reino de Deus.
Subsídio para o Educador
O significado da Missão no AT se dá a partir de trés conceitos distintos:
1) universalismo, que afirma que o Deus de Israel é o Único Deus e Senhor, Criador e Dominador de toda terra e de todos os povos;
2) incorporação de estrangeiros, de modo que os estrangeiros deveriam adotar as obrigações do grupo, sejam de caráter étnico, social e religioso, ao se tornarem integrantes plenos da comunidade de Israel; e
3) proselitismo, que alcançou seu auge nos tempos de Jesus, onde muitos gentios se converteram ao judaísmo.
Fonte: (GOHEEN, Michael W. A igreja missional na Bíblia. São Paulo, Vida Nova, 2014, p.35,36).
CONCLUSÃO
A Missão de Israel no AT se difere da Igreja no NT; o primeiro foi chamado a “ser”, enquanto que a Igreja, que é o novo povo de Deus, foi chamada para “ser” santa e “ir” ao mundo pregar o Evangelho, anunciando o Reino de Deus na Pessoa de Cristo Jesus.
A vocação missionária de Israel no Antigo Testamento está profundamente enraizada no chamado para “ser” — um povo santo, separado, que manifesta a glória de Deus através de sua identidade e obediência à Lei. Israel foi chamado para refletir o caráter divino e servir como testemunho vivo entre as nações, demonstrando a santidade e o governo justo de Deus.
Já a Igreja, como o novo povo de Deus no Novo Testamento, recebe um chamado complementar: além de “ser” santa, é enviada para “ir” ao mundo, proclamando o Evangelho e anunciando o Reino de Deus em Cristo Jesus. Assim, enquanto Israel cumpria sua missão primariamente na identidade e separação, a Igreja é desafiada a levar essa santidade em ação, estendendo a mensagem da salvação a todas as nações.
Complementando
Nem o maior ateu consegue negar que existe uma bênção sobre os descendentes de Abraão, os judeus. Elencamos aqui alguns nomes de judeus que foram excepcionais e transformaram o mundo de alguma forma com suas descobertas: Albert Einstein (físico teórico), desenvolveu a teoria da relatividade transformando toda a compreensão do tempo, espaço e gravidade; Sigmund Freud (Pai da psicanálise) revolucionou a psicologia e a psiquiatria através de suas teorias sobre o inconsciente; Robert Oppenheimer (físico e teórico) diretor do projeto Manhattan e desenvolvedor da bomba atômica, dentre outros judeus.
Esses homens, entre muitos outros judeus notáveis, ilustram como a bênção prometida a Abraão tem se manifestado em contribuições que moldaram o mundo em diversas áreas do conhecimento e da ciência. Essa realidade histórica reforça a missão de Israel como povo escolhido para impactar o mundo, cumprindo o propósito divino de bênção e transformação global.
EU ENSINEI QUE
O chamado de Israel no AT não foi de “ir” ou “fazer”, mas, antes “ser” um povo santo em meio as nações pagãs, enquanto que a Igreja assume estas duas vocações.
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