Lição 02 - Deus e a Criação | CPAD Pré-adolescentes 2 trimestre 2022
Lição 02 - Deus e a Criação
Revista CPAD Pré-adolescentes 2 trimestre 2022
Lição 02 CPAD Pré-Adolescentes 2 trimestre 2022 - Escola Dominical Tema da revista: Conhecendo o caráter de Deus📅 DEVOCIONAL | |
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Segunda >> | Gênesis 1.1 |
Terça >> | Romanos 1.21 |
Quarta >> | Colossenses 1.16 |
Quinta >> | Salmos 33.6 |
Sexta >> | Neemias 9.6 |
Sábado >> | Salmos 139.14 |
A LIÇÃO DE HOJE SE ENCONTRA EM:
"GN 1.1-4"A BÍBLIA DIZ:
"Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou todo o Universo." (Colossenses 1.16)ESPAÇO PEDAGÓGICO
Olá, querido(a) professor(a)! Falar da Criação com seus alunos é primordial na fase em que estão vivendo. É na faixa etária entre os 11 e 12 anos que os alunos começam a receber na escola novos conhecimentos sobre o surgimento do universo e do homem. Nessa ocasião, a teoria da evolução é ensinada como se fosse verdade mais provável, o que causa confusão na mente de muitos alunos. À medida que crescem, desenvolvem em suas mentes um pensamento egocêntrico e distante de Deus. É o humanismo e o secularismo tentando fazer morada no coração dos pré-adolescentes na intenção de torná-los resistentes às verdades bíblicas. É seu dever, caro(a) professor(a), combater o que a Bíblia chama de “falsa ciência" (cf. 1 Tm 6.20). Seguir a verdade bíblica não significa que seus alunos devem ignorar os professores que ensinam esses conteúdos. A nossa perspectiva diz respeito à formação da mentalidade cristã sobre Deus e a Criação. Seus alunos devem cumprir com o dever escolar, mas não podem abandonar a Palavra de Deus, nossa única regra de fé e prática. Converse com seus alunos sobre os desafios que o cristão enfrenta na sociedade e como deve se comportar. Boa aula!OBJETIVOS
- DELINEAR que Deus é o Criador e preserva a sua Criação;
- APONTAR que Deus criou o homem e o concedeu autoridade;
- DISTINGUIR a diferença entre criação e evolução.
SABERES ESCOLARES
Ao final da aula seu ALUNO deverá saber que...- Toda a engenharia celestial não existiria se não houvesse uma mente pensante.
- A forma como o universo está ordenado é uma das provas da Criação de Deus.
- O homem foi a última Criação de Deus e foi feito de forma especial
- Somos imagem e semelhança de Deus: criados com raciocínio, personalidade e sentimentos.
- Deus soprou no seu nariz o fôlego de vida e ele passou a ser um ser vivo. (Gn 2.7).
- Os animais agem simplesmente por impulso; eles não são responsáveis pelos seus atos.
MATERIAL DIDÁTICO
- MURAL • REVISTAS • LIVROS • TESOURA • FITA ADESIVA
- CAIXA DE PAPELÃO OU DE PLÁSTICO
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Clique para falar conosco pelo whatsappCONHECENDO MAIS DE DEUS
Olá, querido(a) aluno(a). A paz do Senhor! Na última lição, conhecemos um pouco a respeito de quem é Deus e como Ele se revela à sua Criação. Na aula de hoje, vamos conhecer a forma como Deus se relaciona com a sua Criação. Ao contemplarmos as belezas naturais, as aves, os animais, o brilho das estrelas, atribuímos a Deus a autoria de toda a Criação. Mas você já parou para pensar que Deus não apenas criou, mas também mantém uma relação direta com a sua Criação? Pode parecer que todas as coisas estão acontecendo normalmente e a natureza está seguindo o seu curso. No entanto, o nosso Deus está no controle de todas as coisas e sustentando a existência de tudo o que existe.I. DEUS, O CRIADOR DO UNIVERSO
O Criador estabeleceu uma ordem em todo o Universo. Na escola, com certeza você já aprendeu que o sol é o centro do sistema solar e os planetas giram ao seu redor. Esse movimento é chamado pelos estudiosos de translação. Da mesma forma os satélites naturais giram em torno dos planetas, inclusive a lua, que gira em torno da terra. Esse movimento recebeu o nome de rotação. Por conta desses fenômenos é possível organizar as horas, dias, meses e anos. Será que toda essa engenharia celestial existiría por acaso sem uma mente pensante? Claro que não! O fato é que existe um Ser Supremo que fez tudo isso de forma sábia, equilibrada e harmoniosa.A. O propósito da criação de Deus.
A Bíblia ensina que Deus fez todas as coisas com um propósito (cf. Ef 3.11). Desde a origem do Universo é compreensível a ordem e manutenção de todas as coisas no céu e na terra. Pela palavra de sua boca, o Criador trouxe à existência tudo o que existe. O Universo e a forma como está ordenado é uma das maiores provas da criação de Deus. Vejam a sabedoria do Criador com relação ao planeta Terra. A posição orbitária da Terra é perfeita para que haja vida. Temos atmosfera e temperatura ambiente. Já outros planetas do sistema solar não são semelhantes à Terra. Os planetas mais próximos do sol não têm atmosfera e são muitos quentes, impossibilitando a vida humana. Outros planetas mais distantes como Plutão, por exemplo, são extremamente frios e não têm a mesma atmosfera do planeta Terra. Como duvidar da perfeição de Deus? Somente um ser extremamente sábio e inteligente podería criar o Universo.B. A preservação do universo
Além de criar todas as coisas, o Senhor também preserva toda a Criação. A preservação trata-se do cuidado divino em conservar o universo, a natureza, os animais e a humanidade. Ele tem sustentado todas as coisas pela palavra do seu poder (cf. Hb 1.3). Já imaginou o que aconteceria se não fosse o cuidado de Deus com o planeta Terra? Com tantas guerras, doenças, fomes e tantos males, a humanidade já teria desaparecido. Sem contar que Deus tem livrado a Terra de sofrer com a queda de asteróides e cometas que atravessam bem próximos de nosso planeta. Somente um Deus soberano e amoroso com a sua Criação poderia realizar esses feitos.Está gostando dessa lição?
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II. DEUS, O CRIADOR DO HOMEM
Enquanto os céus, a terra e a natureza foram criados pela palavra declarada por Deus, o ser humano foi formado diretamente pelas mãos do próprio Criador. O Senhor fez do pó da terra a imagem do homem e, em seguida, 0 Senhor soprou em suas narinas o fôlego de vida. Imediatamente, o homem se tornou um ser vivo (cf. Gn 2.7).A. O homem: imagem e semelhança do Criador
A Bíblia ensina que Deus fez o homem parecido com Ele (cf. Gn 1.26, 27). Ser a imagem e semelhança significa que o homem possui raciocínio, personalidade, vontade, sentimentos e outras qualidades que o Criador o concedeu. Os animais criados por Deus são seres que vivem por instinto, ou seja, sem ter consciência do que está fazendo. Já o homem tem consciência do que faz e é responsável pelos seus atos. Enquanto os animais são movidos por instintos naturais, o homem tem liberdade de escolha entre obedecer às leis ou não; sabendo que a desobediência às leis lhe trará graves consequências. Entretanto, é importante ressaltar que para escolher o bem espiritual, o homem pecador precisa do auxílio do Espírito Santo (cf. Jo 16.8-11). Sendo um ser vivo, o homem passou a ser a única criatura a ter raciocínio, a ter vontades próprias e a ter livre arbítrio ou liberdade para escolher.B. Deus concedeu autoridade ao homem
Deus deu ao homem o domínio, o cuidado e a responsabilidade sobre os animais da terra, os peixes do mar e as aves do céu (Gn 1.28). Coube ao homem ter o controle e a responsabilidade de tudo na Terra. Adão tinha tantos privilégios que Deus o honrou para que nomeasse a todos os animais (Gn 2.19,20). O homem vivia em plena paz e harmonia com a natureza e os seres vivos.🤓 Explique o que significa ser a imagem e semelhança de Deus?
SIGNIFICA QUE O HOMEM POSSUI RACIOCÍNIO, PERSONALIDADE, VONTADE, SENTIMENTOS E OUTRAS QUALIDADES QUE O CRIADOR O CONCEDEUIII. CRIAÇAO OU EVOLUÇÃO?
Sabemos pelas Escrituras Sagradas que o homem foi criado por Deus. Entretanto, a maioria dos estudiosos que são ateus afirma que o homem é resultado da evolução de uma espécie inferior. No século XIX, o cientista Charles Darwin escreveu que os seres vivos são o resultado de um longo processo de transformação e adaptação ao ambiente. Tal ensinamento tem sido propagado nas escolas como se fosse verdade absoluta. Mas para os que creem na veracidade da Palavra de Deus, tais ensinamentos não passam de teorias humanas que tentam explicar como surgiu a humanidade.Será que toda essa engenharia celestial existiria por acaso sem uma mente pensante? Claro que não! 0 fato é que existe um Ser Supremo que fez tudo isso de forma sábia, equilibrada e harmoniosa.
A. O problema da teoria da evolução.
Quais são os erros da teoria da evolução? A começar pelo termo “teoria”. Se é teoria, então não pode ser afirmada como uma verdade absoluta. E se o homem evoluiu de uma espécie inferior, por que não vemos essa evolução atualmente? Na verdade, não existe absolutamente nada que comprove com exatidão essa evolução de espécies inferiores ao homem. As células continuam as mesmas: os primatas nascem, crescem e morrem primatas; o ser humano nasce, cresce e morre ser humano. Sempre foi assim desde o início.B. A Palavra de Deus não é teoria
Nas Escrituras Sagradas encontramos provas de que o homem foi feito do pó da terra. A Bíblia afirma que após a morte, o homem volta ao pó da terra (cf. Gn 3.19). Não vemos os incrédulos negarem essa afirmativa bíblica. Por quê? Basta abrir uma sepultura e logo todos veem o corpo voltado ao pó. Outra prova de que o homem foi feito do pó da terra está em conservar sua saúde na questão alimentar. Quando Deus criou o homem, não o criou para comer carne animal e gordura. Ao homem foi ordenado se alimentar de frutas e verduras (Gn 1.29). A própria ciência concorda quando orienta os homens a comerem alimentos que são produzidos pela terra, ricos em fontes de vitaminas e sais minerais.📩 Receba sua revista por R$ 7,99
Clique para falar conosco pelo whatsappCONCLUSÃO
Deus nos criou com um propósito: vivermos eternamente ao seu lado como filhos amados. Por isso, tenha uma vida de adoração ao Criador. Saiba que tudo o que existe é sustentado pelas mãos de Deus.RELETINDO
Com a orientação do seu professor, forme grupos de 3 a 4 integrantes. Em seguida, confeccione um cartaz apresentando cada dia da criação. Organize numa lista a ordem em que Deus criou os céus, a terra e, inclusive, o homem. Ao final, os cartazes deverão ficar expostos no mural da sala ou local de fácil visualização.
ATIVIDADE SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR. LEVE PARA A SALA DE AULA O MATERIAL NECESSÁRIO PARA CONFECÇÃO DO CARTAZ: FIGURAS DE PAISAGENS, SOL, LUA, ESTRELAS, ANIMAIS, MONTANHAS E MARES, REVISTAS, LIVROS, TESOURA,FITA ADESIVA.
👍 AUXÍLIO TEOLÓGICO
Aula Expositiva: o materialMais do que em outros métodos, o método de aulas expositivas determina a organização e o desenvolvimento do material. O aluno deve ser capaz de acompanhar a apresentação. Visto que o intelecto funciona de maneira lógica, a matéria deve ser organizada de forma lógica, com um passo levando a outro, de modo que as relações existentes entre as partes sejam mostradas. Nesse método, o material pode ser analisado, sintetizado e equilibrado de maneiras melhores. O método de aulas expositivas não exclui a possibilidade de apresentar- se de formas variadas, nem a adaptação às necessidades dos alunos. O material deve ser escolhido e adaptado para atender às necessidades dos alunos. O objetivo deve consistir em fazer o aluno pensar juntamente com o instrutor a fim de chegar a uma solução para o seu problema. As aulas expositivas não se limitam ao conteúdo do material. O professor não pode permitir que o material obstrua a sua visão, à medida que ele ministra aos seus alunos” (TOWS, Elmer L. Enciclopédia da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp. 62, 63).
GLOSSÁRIO
Universo: o espaço, juntamente com a energia e o conjunto de todos os corpos celestes conhecidos e desconhecidos que ele contém; cosmos, metagaláxia.
Teoria: conhecimento especulativo, metódico e organizado de caráter hipotético.
SAIBA MAIS
“Temos já visto que Deus é Todo-Poderoso (cf. Gn 17.1), e deixou que as ‘coisas que estão criadas’ manifestem para todos o seu eterno poder e sua divindade (cf. Rm 1.19,20). O ensino da Bíblia sobre a criação do mundo constitui um protesto contra as filosofias pagãs (entre elas o panteísmo), as quais apresentam Deus como um ser impessoal, inativo ou passivo. A Bíblia apresenta Deus como um Ser divino e ativo que trabalha (cf. Jo 5.17; Cl 1.16). A sua criação testifica da grandeza do seu poder (cf. Jr 10.12; 32.17; 51.15), sendo uma expressão de sua divina vontade (cf. Ap 4.11)” (BERGSTÉN, Eurico. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: 2017, pp. 40, 41).
SALA DO PROFESSOR
JOGO DA CRIAÇAO.
Que tal fazermos um jogo da Criação? Organize no quadro uma coluna com os números de 1 à 6. Confeccione cartões com as- imagens das coisas que Deus criou de acordo com os dias da Criação. Acima da coluna numérica, coloque escrito “CRIAÇÃO”. Se preferir, você pode reaproveitar as figuras do quadro “Refletindo”. Recorte figuras como: a luz; o céu; árvores e plantas; o sol, a lua e as estrelas; os animais e o homem. Coloque as figuras dentro de uma caixa de modo que os alunos não possam vê-las. Chame um aluno por vez para tirar uma figura de dentro da caixa. Peça para ele explicar o que a figura representa e a qual dia da Criação está relacionada. Em seguida, o aluno deve fixar a figura na coluna desenhada no quadro, de acordo com o dia da criação a que está relacionada. Se ele acertar, ganha pontos; se errar, a figura volta para a caixa e outro aluno tem a sua vez.
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