2º Trimestre De 2022, Uma viagem pelo Novo Testamento, Biblia, Cpad, Ebd 2º Trimestre De 2022, Ebd 2022, EBD CPAD 2 trimestre 2022, EBD CPAD 2022,EBD CPAD,ebdhoje.blogspot.com, ebdhoje.com.br, editora CPAD 2 trimestre 2022,Editora CPAD, Educaçãocristã, Escola Bíblica Dominical, Escola Dominical 2022, Escola Dominical,Lição 03 - Entendendo o Novo Testamento, Lição 03 CPAD 2022,Lição 03 CPAD juvenis 2022,Lição 03 revista CPAD 2022,Lição 03 revista CPAD juvenis 2022, Lições Bíblicas Professor, Lições biblicas, Lições CPAD juvenis,Pdf Revista,Pdf Revista Ebd 2º Trimestre,revista CPAD 2 trimestre 2022 pdf download,revista CPAD 2 trimestre 2022 pdf,revista CPAD 2 trimestre 2022,Revista CPAD juvenis 2 trimestre 2022,Revista CPAD juvenis Lição 03,Revista CPAD juvenis,Revista CPAD,revista EBD CPAD 2 trimestre 2022,revista escola dominical 2 trimestre 2022, Período Intertestamentário, A plenitude dos tempos, Entendendo o Novo Testamento, Cronologia do Novo Testamento,  Entendendo os evangelhos, O evangelho de Mateus, O evangelho de Marcos, O evangelho de Lucas, O evangelho de João,  Atos dos Apóstolos, Epístolas às igrejas, O livro da revelação, O livro da minha vida,

Lição 03 - Entendendo o Novo Testamento

Revista CPAD Lições Bíblicas juvenis 2 trimestre 2022

Lição 03 CPAD Juvenis 2 trimestre 2022
Tema da revista: Uma viagem pelo Novo Testamento
"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo" (2 Pe 1.21)
❤️ SegundaRm 15.4-6 ⭐ A consolação das Escrituras
❤️ TerçaAt 1.1-3 ⭐ O ensino de Jesus
❤️ Quarta2 Pe 3.14-16 ⭐ Distorcer as Escrituras gera destruição
❤️ Quinta1 Pe 1,1,2 ⭐ Escolhidos para a obediência a Jesus Cristo
❤️ SextaAp 1.1,2,10,11 ⭐ Felizes os que ouvem esta profecia
❤️ SábadoAp 21.5-7 ⭐ O Senhor faz novas todas as coisas
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Pedro 1.16-21
16 Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade,
17 porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
18 E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo.
19 E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração,
20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;
21 porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espirito Santo.
Romanos 15.4-6
4 Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
5 Ora. o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,
6 para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
Apocalipse 21.5-7
5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
6 E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Õmega, o Principio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
7 Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

📲 CONECTADO CO DEUS

Qual importância você tem dado à sabedoria, à inteligência e ao conhecimento? São conceitos diferentes e 0 sábio Salomão, em Provérbios 24:3,4, explica os seus fins. Se quisermos edificar a nossa casa é com sabedoria que conseguimos; para a mantermos firmada, independente das circunstâncias. é necessário inteligência; e para termos os seus cômodos cheios “de todas as substâncias preciosas e deleitáveis", carecemos de conhecimento. Valorize cada oportunidade que o Senhor 0 concede para obter e desenvolver estas três dádivas.

🎯 OBJETIVOS

  • CONHECER as características do Novo Testamento;
  • SABER que o Novo Testamento possui 27 livros;
  • COMPREENDER a organização do Novo Testamento.

👨‍🏫 ANTES DA AULA

Com o propósito de aquecer os corações e ir trabalhando o assunto para a aula de domingo, nossa revista oferece uma passagem bíblia para cada dia da semana; todas ligadas ao tema a ser estudado. Este importante recurso também é disponibilizado na revista dos alunos. Incentive-os a darem o devido valor a esta ferramenta, fazendo de fato a leitura indicada diariamente. Como incentivo e também uma forma de você se fazer mais presente para os seus juvenis, além da sala de aula, sugerimos criar um grupo (seja de WhatsApp ou nas Redes Sociais), a fim de enviar a passagem bíblica destacada, dia a dia, promovendo uma conversa sobre ela. Procure também escrever frases que os motive a estarem presentes na próxima aula. Inclusive os alunos podem auxiliar nessas postagens. A dica para envolver a todos é fazer uma escala, na qual cada um fique responsável por uma publicação diária.

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Clique para falar conosco pelo whatsapp




Inspirado por Deus e escrito por mãos humanas, o Novo Testamento é composto por 27 livros, organizados didaticamente em quatro categorias: Evangelhos, Livro Histórico, Epístolas e Livro Profético. É admirável 0 fato de "Deus escolher como seu método de comunicação preferido falar com os seres humanos por intermédio de outros seres humanos", como bem salienta a obra Panorama da Bíblia (CPAD). Assim, podemos dizer que o Senhor é o autor do NT, bem como de toda a Bíblia, tendo inspirado os seus servos a escrevê-la, a fim de revelar a sua vontade de maneira compreensível a todos.


1. OS EVANGELHOS

A palavra "evangelho" origina-se do grego euaggélion, que significa "boa notícia" ou "boas-novas", como consta na tradução de vários versículos, especialmente do Novo Testamento (Mc 1.14,15; Lc 2.10,11; At 8.12,35; Rm 10.15), Os primeiros quatro livros do Novo Testamento - Mateus, Marcos, Lucas e João - são, portanto, chamados de Evangelhos pelo fato de conter a "boa nova" de Deus para a humanidade, através dos registros do nascimento de Jesus, da sua vida, ensinamentos, morte, ressurreição e promessa de retomo para buscar a sua Igreja. Portanto, apesar de existirem quatro livros com nomes e autores diferentes, o Evangelho é um só, pois a mensagem central, isto é, a "boa notícia" anunciada em todos eles é a mesma: a salvação em Jesus Cristo. Por isso, é comum referir-se à palavra Evangelho no singular, como o apóstolo Paulo o fez, por exemplo, na carta aos Romanos (Rm 1.16). Há quem prefira dizer “0 Evangelho de Jesus Cristo segundo escreveu Mateus" no lugar de apenas “o Evangelho de Mateus”. A mesma colocação é feita para os Livros de Marcos, Lucas e João. De fato cada qual apresenta suas especificidades e pontos de vistas diferentes sobre situações da vida e feitos de Jesus. Contudo, não são versões contraditórias, mas sim convergentes e complementares. As diferenças estão na forma como as informações foram coletadas e os textos produzidos. Enquanto Mateus e João testemunharam os acontecimentos que registraram, por exemplo, Marcos e Lucas escreveram a partir de pesquisas e testemunhos de outros discípulos do Mestre.

🤓 INTERAÇÃO

Imprima duas cópias e recorte os nomes dos 27 livros do Novo Testamento. Também escreva em duas cartolinas as quatro categorias: Evangelhos, Livro Histórico, Epístolas e Livro Profético. No início da aula, divida a classe em dois grupos e peça-os que colem os nomes dos livros na respectiva categoria, e na ordem em que estão na Biblia. Estipule um tempo para tal tarefa e ao final revisem juntos ambos os cartazes; vence o grupo que mais acertar. A ideia é checar o conhecimento prévio da classe sobre o conteúdo da lição, e, sobretudo, despertar o interesse deles em se aprofundarem no mesmo.


2. LIVRO HISTÓRICO

Embora os Evangelhos estejam repletos de relatos de história, apenas Atos dos Apóstolos é categorizado como "livro histórico". O seu nome remete às ações dos apóstolos do Senhor e dos primeiros cristãos convertidos, bem como ao avanço e propagação do Evangelho de Jesus entre judeus e, principalmente, gentios. Os relatos iniciaram-se Logo após a ascensão do Senhor aos céus, seguidos a sua ressurreição (Lc 24.50-53: At 1.6-14). O contexto é de intensa perseguição aos cristãos (At 1 4.1-31), mas de grande comunhão entre os crentes e mover de Deus por meio do derramamento do seu Espirito Santo no dia de Pentecostes (At 2.1-13; 42-47). É em Atos que temos o registro da escolha dos primeiros diáconos (At 6,1-7); das mortes de Ananias e Safira por terem mentido ao Espirito Santo (At 5.1-11); do apedrejamento até a morte de Estêvão, o primeiro mártir cristão (At 6.8-15; 754-60); a ousada mensagem pregada pelo apóstolo Pedro, que agregou cerca de três mil vidas ao Senhor (At 2.14-41); a conversão de Saulo de Tarso (At 9.1-18), que passou a se chamar Paulo, o apóstolo dos gentios, e as suas viagens missionárias (At 13-20).

3. EPÍSTOLAS

Epístolas, cartas ou missivas, assim são chamados 21 dos 27 Livros do Novo Testamento. Tratam-se de textos escritos e enviados a pessoas individualmente e também a grupos (igrejas) com o intuito de instruir, consolar, animar e exortar os destinatários a uma vida de santidade e serviço ao Senhor. Enquanto os Evangelhos apresentam as Boas-Novas de Jesus — a sua vida e ministério — as epístolas explicam os efeitos do ministério de Jesus, a vinda do Espírito Santo e a propagação do Evangelho em Jerusalém, na Judeia, Samaria e no mundo gentio. Convertido a Cristo e transformado pelo seu poder, o apóstolo Paulo é um dos autores com maior número de cartas escritas — no total foram 13. As demais cartas estão divididas entre as autorias dos apóstolos Tiago (uma), Pedro (duas) e João (três), um autor desconhecido (uma: Hebreus) e Judas, irmão de Tiago, (uma). Em Linhas gerais, as epístolas abordam assuntos como justificação pela fé em Jesus; salvação pela graça; dons espirituais e ministeriais; unidade e diversidade; ressurreição e esperança da Vida Eterna; amor a Deus e ao próximo; as obras da carne e o fruto do Espírito; as falsas doutrinas; deveres familiares; o espírito do anticristo; a corrupção dos últimos tempos, dentre outros temas válidos e enriquecedores para a Igreja em todas as épocas e locais. Contudo, por serem documentos oficiais endereçados às igrejas em situações específicas, também há questões particulares, culturais e regionais que precisam ser compreendidas e, adequadamente contextualizadas, conforme o alerta do livro Panorama da Bíblia (CPAD).
Revista CPAD | 2º Trimestre De 2022 | CPAD Juvenis – Uma viagem pelo Novo Testamento | Lição 03


🤓 FICA A DICA

Com excelente conteúdo didático, a dica desta semana é a obra: "Panorama da Bíblia".


4. LIVRO PROFÉTICO

O livro de Apocalipse está para o Novo Testamento assim como Daniel e Ezequiel estão para o Antigo Testamento, pois também traz revelações sobrenaturais da parte de Deus para o seu povo. Nele, também constam cartas destinadas às igrejas, com exortações ditadas pelo próprio Senhor ao apóstolo João, em visão, quando este estava preso na ilha de Patmos (Ap 1.9-20; 2-4). Tido como um livro de difícil interpretação por ser repleto de simbologias, Apocalipse tende a causar medo em muitos por conter revelações a respeito de terríveis seres do mal que subjugam o mundo (Ap 13) e da ira de Deus derramada sobre os que rejeitaram o sacrifício de Jesus (Ap 6; 8; 9; 11.15-19; 15; 16). Contudo, não são apenas mensagens de juízo divino que encontramos no livro; ele também fala de esperança; do Cordeiro de Deus com os remidos (Ap 14.1-5); sobre as vitórias de Cristo contra a Besta e o Falso Profeta (Ap 19.11-21); a prisão de Satanás; o Reino Milenial de Cristo (Ap 20.1-6); o Novo Céu e a Nova Terra (Ap 21.1-8); as Bodas do Cordeiro; a Nova Jerusalém; e o estado eterno de felicidade e paz dos remidos do Senhor que perseveraram até o fim (Ap 21.9-27; 22.1-5). 👍
Revista CPAD | 2º Trimestre De 2022 | CPAD Juvenis – Uma viagem pelo Novo Testamento | Lição 03


Está gostando dessa lição?

Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊



🤓 CONHEÇA SEUS ALUNOS

Cada vez mais conectados à internet e novas tecnologias, os juvenis de nossos dias tendem a isolar-se no mundo virtual, ao ponto até mesmo de preterirem os encontros e relacionamentos interpessoais presenciais - tão importantes para o seu desenvolvimento psicossocial Portanto, promova esse debate em classe, propondo uma autoanalise a respeito do tempo que gastamos online e desafie-os a um "jejum' de alguma rede social, por exemplo. Deixe que eles mesmos proponham os termos, quanto ao tempo, qual aplicativo irão se abster etc. Na aula seguinte, conversem sobre como foi a experiência. Este tipo de atividade auxilia bastante no autoconhecimento bem como favorece a compreensão do professor sobre os hábitos e necessidades de seus alunos.

PARA CONCLUIR

Como Paulo recomendou ao seu discípulo Timóteo, hoje o Senhor também nos conclama a permanecer fiel às sagradas letras que tem aprendido e que podem torná-lo sábio para a salvação. Não apenas a sua, como também a de muitos para os quais você a anunciará, e não apenas com palavras, mas com a sua maneira de viver, sendo um legítimo discípulo, isto é, imitador de Cristo.


👨‍🏫 SUBSÍDIO

"Alguns Fatos e Particularidades da Bíblia
Antes, a Bíblia não era dividida em capítulos e versículos. A divisão em capítulos foi feita no ano de 1250, pelo cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano e estudioso das Escrituras. A divisão em versículos foi feita duas vezes. O AT em 1445. pelo Rabi Nathan; o NT em 1551. por Robert Stevens, um impressor em Paris. Stevens publicou a primeira Bíblia (Vulgata Latina) dividida em capítulos e versículos em 1555 - O AT tem 929 capítulos e 23.214 versículos. O NT tem 260 capítulos e 7959 versículos. A Bíblia toda tem 1189 capítulos e 31.173 versículos. [...] Há na Bíblia 8,000 menções de Deus sob vários nomes divinos, e 177 menções do Diabo, sob seus vários nomes" (GILBERTO, Antônio A Bíblia através dos Séculos: A história e a formação do Livro dos livros. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, pp.28-29).


📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Clique para falar conosco pelo whatsapp


Lição 03 - Entendendo o Novo Testamento | CPAD juvenis

O que achou da Lição? Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO


HORA DA REVISÃO

1. De quem partiu a inspiração para os autores escreverem os livros do NT?

R.: De Deus

2. Cite os nomes dos quatro Evangelhos.

R.: Mateus, Marcos. Lucas e João.

3. Dos 27 livros do NT, quantos são da categoria Epístolas?

R.: Vinte e um.

4. Como se chama o livro histórico do "NT?

R.: Atos dos Apóstolos.

5. O livro de Apocalipse faz parte de qual categoria do NT?

R.: Livro Profético.

2º Trimestre De 2022, Uma viagem pelo Novo Testamento, O Perigo das Tentações,A Relevância do vida vitoriosa para a Igreja de Cristo,Tentações,vida vitoriosa,Igreja de Cristo,Biblia, Cpad, Ebd 2º Trimestre De 2022, Ebd 2022, EBD CPAD 2 trimestre 2022, EBD CPAD 2022,EBD CPAD,ebdhoje.blogspot.com, ebdhoje.com.br, editora CPAD 2 trimestre 2022,Editora CPAD, Educaçãocristã, Escola Bíblica Dominical, Escola Dominical 2022, Escola Dominical,Lição 03 - Entendendo o Novo Testamento, Lição 03 CPAD 2022,Lição 03 CPAD juvenis 2022,Lição 03 revista CPAD 2022,Lição 03 revista CPAD juvenis 2022, Lições Bíblicas Professor, Lições biblicas, Lições CPAD juvenis,Pdf Revista,Pdf Revista Ebd 2º Trimestre,revista CPAD 2 trimestre 2022 pdf download,revista CPAD 2 trimestre 2022 pdf,revista CPAD 2 trimestre 2022,Revista CPAD juvenis 2 trimestre 2022,Revista CPAD juvenis Lição 03,Revista CPAD juvenis,Revista CPAD,revista EBD CPAD 2 trimestre 2022,revista escola dominical 2 trimestre 2022,

Veja outras lições da EBD