2º Trimestre De 2022, Ebd 2022, Ebd 2º Trimestre De 2022, EBD CPAD 2 trimestre 2022, EBD CPAD 2022, EBD CPAD,ebdhoje.blogspot.com, ebdhoje.com.br, editora CPAD 2 trimestre 2022, Editora CPAD, Educação cristã, Escola Bíblica Dominical, Escola Dominical 2022, Escola Dominical Juniores, Lição 03 - A aflição dos Hebreus e a promessa de liberdade, Lição 03 CPAD 2022, Lição 03 CPAD Juniores 2022, Lição 03 revista CPAD 2022, Lição 03 revista CPAD Juniores 2022, Lições Bíblicas Professor, Lições Bíblicas Aluno, Lições CPAD Juniores, Pdf Revista CPAD 2º Trimestre, revista CPAD 2 trimestre 2022 pdf download, revista CPAD 2 trimestre 2022 pdf, revista CPAD 2 trimestre 2022, Revista CPAD Juniores 2 trimestre 2022, Revista CPAD Juniores lição 03, Revista CPAD Juniores,revista EBD CPAD 2 trimestre 2022, revista escola dominical 2 trimestre 2022, O nascimento de Moisés, Deus chama um libertador, A aflição dos Hebreus e a promessa de liberdade, Deus envia as pragas, A morte dos primogênitos, A primeira páscoa, A travessia pelo mar Vermelho, Deus manda o alimento, A família de Moisés, Os dez mandamentos, O tabernáculo de Deus, As pedras da lei e o bezerro de ouro, Moisés, a Glória de Deus e a terra prometida,

Lição 03 - A aflição dos Hebreus e a promessa de liberdade

Revista CPAD Juniores 2 trimestre 2022

Tema da revista: Israel e a Terra Prometida

CONVERSA DE PROFESSOR

Querido(a) professor(a), a lição desta semana enfatiza o episódio bíblico que narra o sofrimento dos hebreus no Egito. A aflição da escravidão fez com que os hebreus clamassem a Deus por socorro. A resposta veio dos céus, o Criador se lembrou das promessas feitas a Abaraão, seu amigo, e trouxe libertação ao seu povo. Confiar que Deus não nos abandona quando clamamos por seu auxílio traz o alívio e a certeza de que as aflições deste tempo presente chegarão ao fim. O sofrimento dos hebreus ilustra as perseguições e angústias que os crentes dos dias atuais têm enfrentado. O Senhor Jesus deixou bem claro que por estarmos unidos com ele, teríamos paz apesar das aflições (cf. Jo 16.35). Assim como Ele venceu, nós também venceremos. Aproveite e ensine esta verdade aos seus alunos. Elabore um cartaz com o título “Debaixo da Promessa”. Você irá colocar palavras como: Família, Salvação, Libertação, Paz, Prosperidade, etc. Juntamente com seus alunos, orem ao Senhor a cada domingo para que se realize o cumprimento da promessa. Enfatize que a oração de um servo de Deus tem valor singular. Aproveite e separe um momento para orar e jejuar pelo seu trabalho na Escola Dominical. Deus recompensará seu esforço.
Exôdo 3.7-14; 4.1-17

📅 PARA MEDITAR
⭐ SegundaTiago 1.12 - Nas aflições seja fiel
⭐ TerçaRomanos 12.12 - A esperança traz alegrias
⭐ QuartaGálatas 5.1 - Cristo nos libertou
⭐ QuintaFilipenses 1.28 - Não tenham medo de seus inimigos
⭐ SextaJosué 21.45 - O Senhor cumpre com suas promessas
⭐ SábadoHebreus 10.23 - Guarde a fé


📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Clique para falar conosco pelo whatsapp


EXPLORANDO AS ESCRITURAS

Deus falou com Moisés do meio do espinheiro: “Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei que estão sofrendo. Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. Agora venha e eu enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas” (Fig. 3.1).

Deus escolheu Moisés para cumprira missão de libertar o seu povo. No entanto, Moisés questionou a Deus: “Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel?”. Mas o Senhor respondeu-lhe: “Eu estarei com você. Quando você tirar do Egito o meu povo, vocês me adorarão neste monte, e isso será a prova de que eu te enviei”.

Moisés continuou a questionar o Senhor sobre o que diria para os seus irmãos hebreus. E Deus lhe disse: “Diga que o EU SOU QUEM SOU me enviou a vocês”. Esse era o nome pelo qual o Senhor seria conhecido pelos israelitas por todas as gerações. E Moisés continuou a dizer: “Mas o povo não vai acreditar em mim”. Até mesmo Moisés não acreditava que o Senhor poderia usá-lo grandemente. Então, para provar a sua fidelidade, Deus ordenou que Moisés lançasse ao chão o bastão que tinha em mãos. Imediatamente, o bastão se transformou numa cobra e Moisés fugia dela (Fig. 3.2).

Moisés ficou com muito medo, mas Deus ordenou que ele pegasse a cobra pela cauda e, prontamente, a cobra tornou a ser um bastão na mão dele. E Deus orientou Moisés: “Faça isso para provar aos israelitas que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abrão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, apareceu a você”.

Em seguida, Deus lhe deu outra demonstração da manifestação do seu poder. E disse a Moisés: “Agora ponha a mão no peito”. Ele obedeceu e quando a tirou, sua mão estava leprosa e branca como a neve. Depois tornou a colocá-la outra vez ao peito e, ao retirá-la, milagrosamente, a sua mão estava sã como o resto de seu corpo. Então o Senhor disse a Moisés que os israelitas deveriam acreditar no primeiro milagre, caso contrário, o segundo milagre seria suficiente. Mas, se ainda assim não acreditassem, Moisés deveria tirar água do rio Nilo e derramar perante eles, e as águas se tornariam em sangue.

Neste momento, Moisés começou a dar desculpas de que não era a pessoa mais apropriada para cumprir aquela missão e disse: “Ó Senhor, eu nunca tive facilidade para falar, nem antes nem agora, depois que começaste a falar comigo. Quando começo a falar, eu sempre me atrapalho”. Deus, porém, ficou irritado e não aceitou as desculpas de Moisés. Então Deus ordenou que Arão viesse ao encontro de Moisés para ajudá-lo a falar com Faraó. E disse a Moisés: “Leve este bastão porque é com ele que você vai fazer os milagres” (Fig. 3.3). Depois dessas palavras, Moisés foi para o Egito falar com Faraó, conforme o Senhor havia ordenado.

Assim como Moisés, nós também fomos chamados por Deus para fazer a sua obra. Muitas vezes, achamos que não somos capazes de realizar esta missão e preferimos que outras pessoas a façam e nosso lugar. Mas saiba que Deus não nos envia sozinhos, Ele mesmo estará conosco para orientar e capacitar no que for preciso. Tão somente creia e obedeça a tudo o que Deus mandar você fazer!
Revista CPAD | 2º Trimestre De 2022 | CPAD Juniores – Israel e a Terra Prometida | Lição 03


🎯 OBJETIVOS

Ressaltar que Deus se importou com o sofrimento de seu povo e decidiu libertá-lo da escravidão no Egito.

🤓 MEMORIZANDO

“Mas o Senhor Deus diz: ‘Agora eu vou agir porque os necessitados estão sendo oprimidos, e os perseguidos gemem de dor. Eu lhes darei a segurança que tanto esperam’” (Salmos 12.5).

•ATIVIDADE: Escreva no quadro o versículo do dia, leia o texto e peça para seus alunos repetirem ao menos três vezes para memorizarem. Depois utilize um barbante e organize um percurso pela sala entre as cadeiras e mesas. Divida a turma em dois grupos e escolha um representante para cada grupo. Os alunos representantes deverão estar com os olhos vendados. Os demais deverão ajudar o aluno representante a percorrer o caminho traçado pelos barbantes, dizendo se está perto ou longe. Ao concluir o percurso, o aluno que chegar primeiro deverá falar o versículo memorizado. Se, porventura, errar passa a vez para o outro grupo. Na segunda oportunidade, outro aluno completa o percurso e diz o versículo memorizado. Se não lembrar, passa a vez para o outro grupo e continua a brincadeira até que o versículo memorizado seja falado corretamente por um representante dos grupos.

• REFLEXÃO: Deus se importa e cuida do pobre e do necessitado. Ele vê quando precisam de socorro e responde a todos que esperam nEle. Mostre que a promessa de Deus está sempre de pé. O Senhor em nos proteger e em agir ao nosso favor. Ele nunca esquece a quem ama. Basta depositar sua fé e confiança naquele que trabalha por ti incansavelmente.
Revista CPAD | 2º Trimestre De 2022 | CPAD Juniores – Israel e a Terra Prometida | Lição 03


📚 MATERIAIS PARA ATIVIDADES

Folha de papel A4;
Tesouras sem ponta;
Cola;
Cartolina;
Caneta hidrocor;
Lápis de cor;


📖 VOCABULÁRIO

•Perseguição: Ato ou efeito de perseguir;
•Aflição: Estado daquele que está aflito; agonia, angústia.
•Promessa: Afirmativa de quem se dará ou fará alguma coisa; compromisso oral ou escrito.


VAMOS COMEÇAR?

  1. Chegue com antecedência e organize seu material na sala de aula.
  2. Receba seus alunos com entusiasmo e dê boas vindas aos visitantes.
  3. Faça o momento da roda de conversa com os alunos e pergunte como foi a semana deles, Recapitule a ideia central da lição anterior e enfatize que na aula de hoje seus alunos apren- derão lições importantes a partir do episódio que narra a aflição dos hebreus no Egito.
  4. Reúna os alunos de pé e pergunte se há algum pedido de oração. Em seguida faça uma oração e apresente a Deus a semana e os pedidos. E peça para ao Senhor que abençoe a aula,
  5. Realize a dinâmica da seção Memorizando. Peça ajuda aos alunos caso seja necessário. Os alunos se sentem importantes em poder ajudar,
  6. Entoe louvores ao Senhor que ressaltam o assunto da aula. Aproveite para recolher as ofertas. Logo após, convide um aluno para orar e encerre esse momento.




🤓 VOCÊ SABIA?

• Que os hebreus são descendentes diretos de Abraão. O patriarca veio da Mesopotâmia para Canaã por volta do século XX antes de Cristo.

• Abraão era pastor de ovelhas e morava em Ur dos Caldeus quando recebeu de Deus uma promessa que o fez abandonar sua terra em busca de uma terra prometida para ele e a sua descendência.


👨‍🏫 SALA DO PROFESSOR

Confeccione com os alunos um cartaz de cartolina com as promessas de Deus feitas ao seu povo. Confeccione em folhas de papel A4 as abas de um cata-vento para os alunos colarem na cartolina. Distribua uma cópia para cada grupo. No centro do cata-vento deve estar escrita a palavra “HEBREUS”. Numa folha de papel A4 escreva várias promessas encontradas na Bíblia. Dentre elas, escreva as promessas feitas para os hebreus antes da libertação (1. livrar o povo do Egito; 2. adorar a Deus no deserto; 3. possuir uma terra que mana leite e mel; 4. atravessar o mar Vermelho com pés enxuto; 5. vida aos primogênitos hebreus). Reproduza cópias da folha para os grupos. Explique que a tarefa é recortar as frases que mostram as promessas de Deus feitas aos Hebreus e colar nas abas do cata-vento. Permita que pintem e decorem o cartaz. Ao final, deixe os cartazes expostos em um quadro ou mural de fácil visualização.



Está gostando dessa lição?

Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊



📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Clique para falar conosco pelo whatsapp


RESPOSTAS DAS ATIVIDADES



ATE A PRÓXIMA!

Reúna os alunos em círculo e peça para recitarem o versículo da seção “Memorizando”. Comente com os alunos que na próxima aula vamos estudar sobre as pragas que Deus enviou sobre o Egito a fim de que Faraó libertasse o povo de Israel do Egito. Ao final, ore com eles e apresente a Deus suas vidas e famílias. Despeça-se dos alunos com a paz do Senhor

Lição 03 - A aflição dos Hebreus e a promessa de liberdade | CPAD Juniores

O que achou da Lição? Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO


Juniores 2º Trimestre De 2022, Juniores Israel e a Terra Prometida, Cpad Juniores, Ebd Juniores 2º Trimestre De 2022, Ebd Juniores 2022, EBD CPAD Juniores 2 trimestre 2022, EBD CPAD 2022, EBD CPAD, ebdhoje.blogspot.com, ebdhoje.com.br, editora CPAD 2 trimestre 2022,Editora CPAD, Juniores, Escola Bíblica Dominical Juniores, Escola Dominical Juniores 2022, Escola Dominical Juniores,Lição 03 - A aflição dos Hebreus e a promessa de liberdade Juniores, Lição 03 CPAD 2022, Lição 03 CPAD Juniores 2022, lição 03 revista CPAD Juniores 2022, Lição 03 revista CPAD Juniores 2022, Lições Bíblicas Professor, Lições biblicas, Lições CPAD Juniores, Pdf Revista Juniores, Pdf Revista Juniores Ebd 2º Trimestre,revista CPAD 2 trimestre 2022 pdf download,revista CPAD 2 trimestre 2022 pdf,revista CPAD 2 trimestre 2022,Revista CPAD Juniores 2 trimestre 2022,Revista CPAD Juniores lição 03, Revista CPAD Juniores, Revista Juniores, revista EBD CPAD 2 trimestre 2022,revista escola dominical 2 trimestre 2022, Subsídio para professor Juniores, subsídio Juniores,

Veja outras lições da EBD