2 trimestre 2022,Betel Adultos,Betel dominical,EBD,EBD Betel,EBD Betel 2022,EBD Betel 2 trimestre 2022,EBD Hoje,EBD Revista Betel,Editora Betel,Efésios,Efésios revista Betel,Escola Biblica Dominical,Escola Dominical,Escola Dominical 2022,Escola Dominical Assembleia De Deus,Escola Dominical Ebd,Lição XX Betel adultos 2022,lição XX revista Betel 2022,Lição XX Revista Betel 2 trimestre 2022,Lição XX revista Betel adultos 2022,Lições Betel Adultos,lições biblicas,Revista Betel,Revista Betel Adultos,Revista Betel Adultos 2 trimestre 2022,Tema: APOCALIPSE – Mensagem sobre o triunfo de Cristo, exortações e promessas ao povo de Deus,

Revista Adultos Betel 2 trimestre de 2022

Lição 01 - Apocalipse – O Livro da Revelação

Tema da Revista: APOCALIPSE – Mensagem sobre o triunfo de Cristo, exortações e promessas ao povo de Deus

Texto Áureo

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer.
(Apocalipse 1:1)

Verdade aplicada

O estudo do Apocalipse é fundamental para o crescimento e edificação na vida cristã, em face ao momento que vivemos.

Objetivos da lição

  • Despertar o interesse pelo estudo bíblico.
  • Apresentar uma visão panorâmica do livro.
  • Destacar a necessidade de santidade e perseverança.


TEXTO BÍBLICO
APOCALIPSE 1
1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo,
2 O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono.


Leituras complementares
SegundaAp 1.1 Revelação de Jesus Cristo.
TerçaAp 3:13 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz.
QuartaAp 19:11-21 - As vitórias de Cristo.
QuintaAp 20:1-6 - Os fiéis reinam com Cristo.
SextaAp 22:11 - Quem é santo, seja santificado ainda.
SábadoAp 22:12 - Jesus breve vem.

HINOS SUGERIDOS

  • 442 - Breve Verei o Bom Jesus
  • 514 - Em Glória Esplendente
  • 525 - Vencendo Vem Jesus

Motivos de Oração
Ore a Deus para permanecer em santidade e perseverança.

EBD Hoje | Revista Betel | 2º Trimestre De 2022 | Betel Dominical Adultos – APOCALIPSE – Mensagem sobre o triunfo de Cristo, exortações e promessas ao povo de Deus | Lição 01


Introdução

Nesta lição estudaremos de forma panorâmica o livro do Apocalipse. Ao mesmo tempo, abordaremos sobre a necessidade de Vigilância, Santidade e Perseverança na Palavra de Deus.


PONTO DE PARTIDA: Jesus breve vem.

1 - POR QUE ESTUDAR APOCALIPSE?

É impossível entender o tempo que vivemos e o que está por vir, sem estudar o livro do Apocalipse. Sua mensagem e revelação se cumprem diante de nossos olhos. Além disso, não podemos olhar alguns textos e assuntos bíblicos como prediletos e desprezar outros. Toda a Escritura deve ser lida, ensinada e crida [2Tm 3.16].

Comentário da Lição

Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. 2 Timóteo 3:16

O apóstolo está aqui, além de toda controvérsia, falando dos escritos do Antigo Testamento, os quais, por terem vindo de inspiração divina, ele denomina as Escrituras Sagradas, 2 Timóteo 3:15 ; e é somente deles que esta passagem deve ser entendida; e embora todo o Novo Testamento tenha sido uma inspiração tão direta quanto o Antigo, ainda assim, como não era coletado naquela época, nem realmente completo, o apóstolo não podia fazer referência a ele.

A doutrina da inspiração dos escritos sagrados tem sido objeto de muita discussão e até controvérsia entre os cristãos. Existem duas opiniões principais sobre o assunto:
- Que todo pensamento e palavra foram inspirados por Deus, e que o escritor não fez nada além de simplesmente escrever como o Espírito ditava.
- Que Deus deu a questão toda, deixando os escritores inspirados em sua própria língua; e, portanto, a grande variedade de estilos e diferentes modos de expressão.

1.1. Uma prevenção contra seitas e heresias.

As seitas que mais se popularizaram e juntas somam milhões de adeptos, no mundo ocidental, trazem em seu bojo ensinos sobre a volta de Cristo, grande tribulação, milênio e vida após a morte. Falam de Jesus, utilizam também a Bíblia e visitam os lares buscando adeptos. Sendo assim, são facilmente confundidas, pelos neófitos e os mais simples, como mais uma denominação evangélica. Aprender sobre a doutrina das últimas coisas é uma prevenção fundamental para a Igreja de Cristo.

Subsídio do Professor

Todo cristão precisa crescer na fé e no conhecimento de Cristo para não ser enganado por ensinos deturpados e heréticos, como se fossem verdades da Bíblia Sagrada [Ef 4:14]. Jesus nos diz em Mateus 24.4-5, 11: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. (…) E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos”. Fica claro que um dos sinais deste tempo é a proliferação de seitas e falsos ensinos, que atraem multidões, como Jesus nos avisou. Embora seja inevitável, cabe a você, professor, a tarefa sublime de ensinar as verdades eternas, cooperando para livrar seus alunos do erro e do emaranhado das seitas [2Tm 2:24-26].


1.2. Um chamado à santificação.

Ao depararmos com a revelação das profecias que se cumpriram, estão se cumprindo agora e as que ainda, brevemente, se cumprirão, temos uma eloquente e urgente chamada a uma vida de comunhão estreita com Deus. A santidade é o estilo de vida do verdadeiro cristão. Deus nos chamou para abandonar o pecado e viver em santidade [1Ts 4.7] e avisa ao cristão que sem santidade ninguém verá a Cristo [Hb 12:14]. No final do livro do Apocalipse há um importante alerta de Cristo à Sua Noiva para que permaneça em santidade [Ap 22:11].


Comentário da Lição

Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. 1 Tessalonicenses 4:7


Este parece ser o mesmo sentimento do anterior – que a vontade de Deus é a nossa santificação . Há, no entanto, uma pequena diferença entre eles. Pois depois de ter discursado sobre a correção dos vícios da carne, ele prova, desde o fim de nosso chamado, que Deus deseja isso. Pois ele nos diferencia para si como sua possessão peculiar. (570) Novamente, que Deus nos chama para a santidade, ele prova por contrários, porque ele nos resgata e nos chama de volta da castidade. A partir disso, ele conclui que todos os que rejeitam essa doutrina rejeitam não os homens, mas Deus , o Autor deste chamado, que cai no chão tão logo que esse princípio sobre a novidade da vida é derrubado. Agora, a razão pela qual ele se levanta com tanta veemência é porque sempre existem pessoas devassas que, embora destemidamente desprezem a Deus, tratam com ridículo todas as ameaças de seu julgamento e, ao mesmo tempo, zombam de todas as injunções a respeito de um santo e vida piedosa. Essas pessoas não devem ser ensinadas, mas devem ser castigadas com severas reprovações, como no golpe de um martelo.

Subsídio do Professor

De acordo com Myer Pearlman: “A palavra Santo tem o sentido de SEPARAÇÃO quando o Deus santo separa alguém para seu serviço [At 13:2]. A santificação inclui a DEDICAÇÃO, a partir da separação do pecado e do mundo e a consagração à comunhão e serviço [1Co 6:19]. Significa também PURIFICAÇÃO, porque tudo que lhe é dedicado deve ser limpo [Hb 13.12]. Aqueles que são declarados santos e purificados devem ter uma vida de CONSAGRAÇÃO, ou seja, justa e santa continuamente [2Co 7:1]. Finalmente, a santificação significa SERVIÇO, porque a Igreja é o povo santo consagrado, adoradores que lhe prestam serviço [At 27:23].”


1.3. Uma exortação à evangelização.

Quando vemos tudo que está prestes a acontecer no mundo, lembramos das pessoas que ainda não tiveram um encontro vivo com Jesus. Nossos familiares, parentes, amigos, as vidas sem Cristo que caminham para o inferno, dos povos não alcançados e que precisam de alguém que aceite o desafio da obra missionária. A urgência exige atitudes práticas, tais como: convidar pessoas para o próximo culto; envolver-se ativamente na tarefa de ganhar almas para Cristo; culto doméstico e testemunhar de Cristo. A porta da graça está prestes a se fechar, o noivo logo vem [Mt 25.6].

Subsídio do Professor

Segundo Oswald Smith: “Se o propósito de Deus é alcançar o mundo inteiro em missões, e o desejo de Deus é que todo homem O conheça, e o grande propósito do Senhor é que toda a Terra venha a Seu conhecimento, e você não está interessado em evangelismo e missões: há uma grande probabilidade de você nunca ter nascido de novo, ainda.”

EBD Hoje | Revista Betel | 2º Trimestre De 2022 | Betel Dominical Adultos – APOCALIPSE – Mensagem sobre o triunfo de Cristo, exortações e promessas ao povo de Deus | Lição 01


Eu ensinei que

Devemos estudar o Livro do Apocalipse pelo menos por três motivos: nos previne contra seitas e heresias; é um chamado à santificação; e uma exortação à evangelização.


Está gostando dessa lição?

Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊


2 - ASPECTOS IMPORTANTES DO LIVRO

No estudo do livro do Apocalipse nos deparamos com algo singular nas Escrituras: a tríplice bem-aventurança para “aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas” [Ap 1.3]. Sendo sua mensagem tão urgente e importante, é necessário observar alguns aspectos gerais que darão ao nosso estudo um olhar diferente da mera especulação, mas nos levarão à edificação e crescimento espiritual em Cristo.

2.1. O número sete no Apocalipse.

O número sete aparece muito no livro do Apocalipse: sete cartas [Ap 1-3]; sete igrejas da Ásia [Ap 1-3]; sete promessas para aquele que vencer [Ap 1-3]; sete selos no livro do juízo das nações [Ap 5]; sete trombetas que anunciam o juízo [Ap 8-11]; sete castiçais de ouro [Ap 1]; sete anjos (pastores) das igrejas [Ap 1-3]; sete anjos celestiais [Ap 8-16]; sete espíritos de Deus [Ap 1:4; 4:5]; sete bem-aventuranças [Ap 1:3; 14.13; 16.15; 19.9; 20.6; 22.7, 14], dentre outros. Por trás do número sete, há sempre uma lição espiritual a ser aprendida no Apocalipse.

Subsídio do Professor

Um exemplo disto está no capítulo 1.4 que fala dos “sete espíritos de Deus”. A Bíblia não está afirmando que a terceira pessoa da Trindade se manifesta em sete pessoas. O número sete aponta aqui para a múltipla e perfeita operação do Espírito Santo. Leia Isaías 11.2 e veja o que diz sobre o Espírito Santo. Acerca do número sete, Simon Kistemaker (Comentário do Novo Testamento, Apocalipse – Editora Cultura Cristã, p. 12) escreveu: “Uma das primeiras características do Apocalipse que o leitor percebe é seu emprego de números e o significado deles. É notável como o número sete predomina tanto explícita como implicitamente. Esse não deve ser interpretado literalmente, mas sim como uma ideia que expressa totalidade e integralidade.” Este mesmo autor menciona alguns textos onde encontramos o número sete sendo usado implicitamente: Apocalipse 5.12 (sete atributos em relação ao Cordeiro); 7.12 (sete atributos em relação a Deus).

2.2. A soberania e o plano divino.

Deus é soberano. Isto significa que Ele é o criador e mantenedor de todas as coisas: “Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.” [Ef 1:11]. Sendo o Criador de tudo, Sua soberania se mostra no estabelecimento de Sua vontade sobre toda a criação. No livro do Apocalipse podemos ver Sua vontade sendo estabelecida de forma plena, irresistível e definitiva sobre todo o universo. Mas para os que servem a Cristo, Sua soberana vontade é um acalento, pois Seu plano de salvação é perfeito e é oferecido a todo aquele que crê em Jesus como seu Salvador e Senhor [Mc 16:16; Jo 7.38].

Subsídio do Professor

O livro do Apocalipse não deve causar medo no cristão, mas edificação e a esperança da vida eterna. Afinal, foi Ele mesmo que nos prometeu: “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós outros” [Jo 14.18]. Dicionário Wycliffe: “Outro aspecto importante desta doutrina é o exercício, por parte de Deus, da sua soberania sobre o destino eterno dos homens. O dom da vida eterna é a posse, por parte daqueles a quem Deus, antes da fundação do mundo, “predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” [Ef 1.5]. A escolha de Deus daqueles que irão receber o dom da vida eterna não foi feita por uma soberania cega e arbitrária, mas por uma soberania que opera em conformidade com a sabedoria, com a santidade e com a justiça divina.”


2.3. Perigos ao lidar com o Apocalipse.

Ao estudarmos o livro do Apocalipse, é preciso ter em mente que para entender sua mensagem é necessário fazer uma conexão com outros livros e passagens bíblicas. Será necessário recorrermos a Daniel, Ezequiel, Zacarias, Malaquias, 1 e 2 Tessalonicenses, o sermão profético de Jesus em Mateus 24, 1 Coríntios 15 etc. Este método de estudo é lento, contínuo e trabalhoso, mas é desta forma que se evita interpretações particulares e errôneas da Palavra de Deus. É preciso também humildade em reconhecer que não sabemos tudo. Há coisas que Deus simplesmente não quis revelar: não sabemos quando será a data exata da vinda de Cristo [Mt 24.36]; embora a Bíblia descreva suas características, não conhecemos a identidade do Anticristo. Qualquer nome apontado como o Anticristo agora é apenas especulação; quem são as duas testemunhas de Apocalipse 11.3? Há quem aponte para Enoque e Elias, mas a Bíblia não diz quem são. O melhor nestes casos é ler Deuteronômio 29.29.

Subsídio do Professor

A Visão de Patmos (Emprevan Editora – Orlando Boyer – p. 9): “Não há outro livro da Bíblia com promessa tão acentuada para aqueles que o leem [Ap 1:3; 22.7]. Concluímos, portanto, que o livro é essencialmente prático. Leia-o para saber o que revela acerca de Cristo. Leia-o para conhecer melhor a obra do Espírito Santo. Leia-o para apreciar melhor a salvação. Leia-o para ver a obra do sangue. Leia-o para contemplar as coisas do céu. Leia-o para se informar sobre os cultos e a adoração a Deus […].



Eu ensinei que

No estudo do livro do Apocalipse nos deparamos com algo singular nas Escrituras: a tríplice bem-aventurança para “aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas” [Ap 1.3].


Está gostando dessa lição?

Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊


EBD Hoje | Revista Betel | 2º Trimestre De 2022 | Betel Dominical Adultos – APOCALIPSE – Mensagem sobre o triunfo de Cristo, exortações e promessas ao povo de Deus | Lição 01


3 - UMA VISÃO PANOR MICA DO LIVRO

Uma análise panorâmica do Apocalipse se faz necessária, para se entender o livro e suas peculiaridades. Deve-se lembrar que a palavra que inicia a mensagem dada a João é “Revelação”, no grego Apokalupsis, que significa desvendar ou mostrar o que está oculto.

3.1. O local da revelação apocalíptica.

O local da revelação é a ilha de Patmos [Ap 1:9]. O nome significa “mortal” e aponta para o uso da ilha no tempo de João. Uma prisão para onde presos de alta periculosidade eram levados. João é enviado para uma ilha a cerca de 55 km da costa da Ásia Menor (atual Turquia), sem qualquer meio moderno de comunicação como temos hoje, sem navio ou qualquer direito. O local mais inóspito e isolado, contra toda a lógica, foi também o local onde João recebeu a maior revelação da sua vida. Assim mesmo Deus continua fazendo, transformando em nossas vidas o que certamente seria apenas derrota e fracasso em palco das maiores histórias de milagre e superação.

Subsídio do Professor

Patmos é uma ilha rochosa e de características vulcânicas. Pela distância da costa, era uma verdadeira prisão sem muros. Segundo uma tradição preservada por Irineu, Eusébio, Jerônimo e outros, o exílio de João aconteceu perto de 96 d.C., no final do reinado de Domiciano. A tradição local ainda aponta a caverna onde João teria recebido a revelação para escrever o livro, chamada de Gruta do Apocalipse.

3.2. Sua mensagem abrangente.

Os evangelhos são basicamente uma mensagem ao pecador. Neles nos encontramos com a mensagem do Cristo que morreu e ressuscitou para nos salvar. As epístolas são uma mensagem doutrinária à Igreja de Cristo, onde aquele que serve a Deus é instruído a moldar a sua vida conforme os princípios divinos. Mas o Apocalipse possui uma mensagem abrangente e de alcance total e pleno. Neste momento, em que a humanidade se defronta com tantos acontecimentos que apontam para a consumação, temos no Apocalipse uma mensagem tríplice: Deus tem uma palavra para Israel, para os gentios e para a Igreja de Cristo.

Subsídio do Professor

Para o mundo a mensagem é urgente e terrível, pois o Dia do Senhor se aproxima, onde Deus vai tratar com a humanidade, segundo as suas obras [Jl 2:1-2]. Para Israel, dor e sofrimento virão, mas Deus promete restaurar o seu povo que, finalmente, o reconhecerá como o seu Messias prometido [Zc 13:6]. Para a Igreja de Cristo a mensagem do Apocalipse é um bálsamo e alento, pois esperamos o arrebatamento da Igreja e estaremos para sempre com Cristo [Ap 3:10, 21].

Comentário da Lição

Porque guardaste a palavra de minha paciência, também eu te guardarei da hora da provação, que está para sobrevir ao mundo inteiro, para provar os habitantes da terra. Ap 3:10


Porque você manteve a palavra da minha paciência – Minha palavra comandando ou ordenando a paciência; isto é, você manifestou a paciência que eu exijo. Eles haviam demonstrado isso nas provações que haviam experimentado; ele promete agora que, em troca, os guardará nas provações futuras que virão sobre o mundo. Uma das maiores recompensas da paciência em uma prova é a graça que Deus nos dá para suportar outra. O fato de termos sido pacientes e submissos pode ser considerado uma prova de que ele nos dará a graça de que possamos ser pacientes e submissos nas provações que virão. Deus não deixa aqueles que mostraram que não o deixarão.

Eu também te guardarei – Ou seja, eu te guardarei para que você não caia nas provações que provarão uma tentação severa para muitos. Isso não significa que eles seriam realmente mantidos de todos os tipos de calamidade, mas que seriam mantidos da tentação da apostasia na calamidade. Ele lhes daria graça para suportar as provações com um espírito cristão, e de tal maneira que a salvação deles não fosse ameaçada.

Desde a hora da tentação – A estação; A Hora; o período de tentação. Não se deve guardar que o que provará ser um tempo de tentação para muitos, não comprometerá sua salvação. Embora outros caiam, você não deve; embora você possa ser afligido por outros, ainda assim terá graça para sustentá-lo.

Que virá sobre todo o mundo – A frase usada aqui – “todo o mundo” – pode denotar o mundo inteiro; ou todo o império romano; ou um grande distrito do país; ou a terra da Judéia. Veja as notas em Lucas 2: 1 . Aqui, talvez, tudo o que está implícito é que o julgamento seria muito extenso ou geral – tanto para abarcar o mundo, como a palavra foi entendida por aqueles a quem a epístola foi dirigida. Não é necessário supor que o mundo inteiro tenha sido literalmente incluído nele, ou mesmo todo o império romano, mas o que era o mundo para eles – a região que eles abraçariam nesse termo. Se houvesse alguma calamidade generalizada no país em que residiam, provavelmente seria tudo o que seria bastante aceito no significado da palavra. Não se sabe a que julgamento o orador se refere. Pode ter sido alguma forma de perseguição ou alguma calamidade causada por doença, terremoto ou fome que estava para ocorrer. Tácito (ver Wetstein, in loco) menciona um terremoto que afundou doze cidades na Ásia Menor, em uma noite, pelo qual, entre outras, a Filadélfia foi profundamente afetada; e ‹é possível que tenha havido aqui referência a essa calamidade esmagadora. Mas nada pode ser determinado com certeza em relação a isso.

Para experimentar aqueles que habitam na terra – Para testar seu caráter. Parece que a aflição era uma forma de perseguição adaptada para testar a fidelidade daqueles que foram afetados por ela. As perseguições no império romano forneceriam ocasiões abundantes para esse julgamento.



3.3. O tema central do Apocalipse.

Assim como o sistema que vivemos é chamado de sistema solar, porque os planetas, cometas e asteroides, enfim, tudo gira em torno do sol, o tema central do livro do Apocalipse é Jesus, onde todos os capítulos e revelações giram em torno dEle. Encontramos o tema em Apocalipse 1.7: “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.”. O tema do Apocalipse é a iminente vinda do Rei dos reis. O Desejado das nações e o Cabeça da Igreja.

Subsídio do Professor

Se não entendermos o livro a partir de seu tema, não entenderemos o Apocalipse. O livro se tornará uma mera busca por decifrar enigmas, símbolos e profecias. Perde seu objetivo de edificação para a Igreja de Cristo e se tornará uma fonte de polêmicas e discussões teológicas intermináveis. O tema do livro é a volta de Cristo para vencer o Anticristo e seus confederados e estabelecer Seu Reino mundial, a partir de Jerusalém.

EBD Hoje | Revista Betel | 2º Trimestre De 2022 | Betel Dominical Adultos – APOCALIPSE – Mensagem sobre o triunfo de Cristo, exortações e promessas ao povo de Deus | Lição 01

Eu ensinei que

Uma análise panorâmica do Apocalipse se faz necessária, para se entender o livro e suas peculiaridades.


CONCLUSÃO

Nesta lição, vimos que o Apocalipse é fundamental para entendermos este tempo em que vivemos. A mensagem de Cristo à Sua Igreja deve levar o cristão a estar preparado para a volta repentina e iminente do Noivo.


Lição 01 - Revista Betel Adultos 2 trimestre 2022 - Revista Betel Adultos 2 trimestre 2022

O que achou da lição? Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO

EBD Hoje | Revista Betel | 2º Trimestre De 2022 | Betel Dominical Adultos – APOCALIPSE – Mensagem sobre o triunfo de Cristo, exortações e promessas ao povo de Deus | Lição 01
Lição 01 Betel,Lição 01 Betel adultos,lição 01 revista Betel,Lição 01 revista Betel adultos,Lição 01 - Apocalipse – O Livro da Revelação,revista EBD Betel 2 trimestre 2022,Revista Betel,Revista Betel lição 01,Revista Betel lição 01 2 trimestre 2022,Revista Betel Adultos,revista Betel Adultos 2 trimestre 2022,revista Betel Adultos 2 trimestre 2022 pdf,revista Betel Adultos 2 trimestre 2022 pdf download,

Veja outras lições da EBD