Lição 08 - Características de um obreiro - Betel Jovens Conectar+ 1 trimestre 2022
Lição 08 - Características de um obreiro
Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ 1 trimestre 2022
Comentarista: César Pereira Roza de MeloTexto de Referência: 1 Tm 3.1-10
Ver todas as lições EBD Jovens Betel
Versículo do dia
"Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância," Tt 1.7
Verdade aplicada
O obreiro é um operário disposto a se deixar gastar na obra de Deus.
Objetivos da lição
- Enumerar as qualidades bíblicas do obreiro;
- Compreender a conduta do obreiro à luz das Escrituras;
- Explicar as qualidades do obreiro descritas nas cartas pastorais.
O obreiro é um operário disposto a se deixar gastar na obra de Deus.
LEITURA DIÁRIA | |
---|---|
Segunda | 1Pe 5.2 - O obreiro e o pastoreio do rebanho. |
Terça | Tt 1.7 - O obreiro tem que ser irrepreensível. |
Quarta | 1Tm 3.4 - O obreiro e o governo de sua casa. |
Quinta | At - 6.3 Instituição dos diáconos. |
Sexta | 1Tm 4.16 - O obreiro e o cuidado coma doutrina. |
Sábado | 2Tm 2.4 - Cuidado com os embaraços da vida. |
Introdução
O obreiro escolhido por Deus para o exercício do ministério precisa possuir qualidades que o tornem irrepreensível diante da igreja e da sociedade. Paulo, em suas Epistolas Pastorais, fala, por diversas vezes, sobre as qualidades dos vocacionados.
🔑 PONTO-CHAVE:
O homem de Deus deve primar por uma conduta ilibada, sendo sempre o exemplo dos fiéis.
1 - QUALIDADES DO BISPO
A expressão "episkopos" (1Tm 3.1), usada na 1ª Carta escrita a Timóteo não tem nada a ver com o bispo monárquico, pois a palavra em questão se refere a uma supervisão pastoral local, e para este cargo teriam qualidades que necessitavam ser observadas.
1.1. O bispo e a conduta familiar
No texto da missiva a Timóteo, Paulo fala abertamente que o bispo precisa ser marido de uma mulher e que saiba governar bem a sua própria casa (1Tm 3.2, 4). O primeiro rebanho que o bispo precisa pastorear é a sua casa. A conclusão nos é fornecida na sequência, vejamos: "Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?, 1Tm 3.5. Que Deus ajude os Seus obreiros a liderar com sabedoria a sua casa, pastorear os filhos e cuidar da esposa com amor e respeito, pois assim demonstrarão estar aptos a liderar na Casa de Deus. Infelizmente, existem obreiros que são amados pela igreja e odiados dentro da própria casa. Que Deus nos ajude no exercício do ministério que Ele nos confiou.
1.2. As qualidades temperamentais
A realidade diária do pastoreio não é fácil, pois envolve pessoas, cada uma com seus dramas e necessidades; pressões externas e tomadas de decisões das mais diversas e complexas. Paulo diz que o bispo precisa ser sóbrio, não espancador, não contencioso, mas moderado (1Tm 3.2-3). A princípio, alguns se chocam com este texto, mas possivelmente estes comportamentos e práticas foram observados naqueles obreiros que não sabiam lidar com as pressões diárias inerentes à liderança. A expressão moderado já diz tudo; sua ideia no grego expressa: controle nas decisões, sendo o contrário de abrasivo e severo, Que sejamos pessoas equilibradas, que sabem dominar os sentimentos diante das pressões do dia a dia.
🤓 Refletindo
"O obreiro precisa agir com moderação e serenidade no exercício de sua vocação"Pr.Valdir Alves
Está gostando dessa lição?
Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊2 - A CONDUTA DOS DIÁCONOS
Vemos a instituição dos diáconos em Atos dos Apóstolos 6. A palavra "diácono, derivada do grego, nos remete a ideia daqueles que servem. Até mesmo para servir, existe um alto padrão, pois, no ministério, representamos Aquele que nos chamou e a instituição a qual servimos.
2.1. Os diáconos e a questão financeira
E impressionante que Paulo pontua para Timóteo que os diáconos precisam ser honestos e não cobiçosos de torpe ganância (1Tm 3.8-9). As duas expressões se complementam, pois o diácono não pode ser levado pelo desejo nem seu coração deve ser abrasado pelas riquezas. Por isso, a conduta deve ser pautada pela honestidade. Infelizmente, existem pessoas que assumem o ministério como coração inebriado pelas cifras e pelo status que isto lhe confere. Que o nosso alvo seja Cristo e que nossa motivação seja exercer o ministério para tão somente servir e cumprir com excelência aquilo que Deus nos confiou.
2.2. Que seja primeiro provado
Quando olhamos o texto chave de Atos 6, percebemos que, na escolha dos diáconos, foram consideradas três características básicas, a saber: varões de boa reputação, cheios do Espirito Santo de sabedoria', At 6.3, Paulo nos diz que é necessário primeiro colocar os diáconos à prova e, se forem irrepreensíveis, desenvolva o ministério (1Tm 3.10). O período de prova é um tempo em que, muitas vezes, nos servirá para olhar mais de perto a conduta do obreiro e alinhá-lo à conduta bíblica. É muito triste quando percebemos que pessoas sem aptidão assumem o ministério. Que Deus não permita que obreiros sejam reconhecidos e consagrados aos diversos ministérios na igreja sem que estes, de fato, sejam chamados pelo Senhor da seara.
3 - CARACTERÍSTICAS INERENTES AOS PRESBITEROS
Os presbíteros, segundo a derivação dessa palavra no grego, traz a ideia de "homens de idade", ou um corpo de anciãos composto de homens dignos, sábios e maduros. Devido a sua representatividade, as qualidades precisavam ser também observadas.
3.1. Uma conduta familiar exemplar
Paulo estabelece, ao escrever para Tito, que até mesmo os filhos dos presbíteros precisam ser fiéis, para que ninguém tenha o que falar de sua família. O termo irrepreensível" usado no texto de Tito 1.6, é muito forte, pois indica uma conduta acima de qualquer suspeita. Nós, como ministros de Deus, precisamos primar por uma conduta ilibada e um caráter forjado à luz da Palavra e em Cristo. Os desvios de conduta de muitos obreiros estão relacionados ao ambiente familiar e não são tratados. Assim como Cristo, necessitamos ser santos em toda a nossa maneira de viver. Jesus orienta a sermos perfeitos como perfeito é o Pai celestial (Mt 5.48).
3.2. Zelando pela verdadeira doutrina
Na passagem de Tito 1.9 percebemos a preocupação paulina para que os obreiros tivessem firmeza na verdade; objetivando com isso que fossem refutadores de contradições e de possíveis desvios doutrinários. Fica evidente que, além da conduta moral, os presbíteros devem ter convicção acerca da doutrina cristã. Quanto a sã doutrina, é necessário cautela, pois, devido à explosão de núcleos educandários teológicos, há enésimas teologias sem embasamento bíblico sendo ministradas, o que certamente refletirá negativamente na obra de Deus. Que estejamos atentos à teologia ensinada por obreiros despreparados ou mal-intencionados.
Comentário da Lição
Nas narrativas das cartas enviadas a Timóteo e Tito, Paulo ressalta as qualidades que devem ser observadas nos obreiros chamados para assumir cargos ministeriais. Paulo inicia da seguinte maneira:".se alguém deseja o episcopado, almeja uma nobre função", (1Tm 3.1). Em seguida, lista algumas características que são imprescindíveis à vida de um obreiro, seja ele um auxiliar, um cooperador, um diácono, presbítero, evangelista ou pastor. Se um homem por si mesmo tem uma honra a defender, imagine como deve ser a conduta de um homem chamado por Deus para uma das mais sublimes missões. A ênfase paulina recai sobre o caráter e sobre as qualificações morais e intelectuais daqueles que são chamados para o oficio. Vale salientar que Pedro pontua algumas verdades que o obreiro deve ter ciência, principalmente no trato com o rebanho (1Pe 51-4)
CONCLUSÃO
Fomos chamados por Deus como Seus embaixadores, e diante desta convocação, necessitamos ter uma conduta ilibada para o exercício ministerial.
Complementanto
Para ocupar um cargo político no Poder Judiciário, o indivíduo deve possuir uma série de qualificações e uma delas diz respeito ao bom caráter. Para o exercício ministerial ser aprovado, Deus exige que os Seus ministros tenham a conduta irrepreensível.
Eu ensinei que
As qualidades para ser um ministro foram estabelecidas pelo próprio Deus, e cabe a nós a análise de tais requisitos para o bom andamento da obra de Deus.
Lição 08 - CARACTERÍSTICAS DE UM OBREIRO - Betel Jovens Conectar+ 1 trimestre 2022
O que achou da Lição? Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐
AVALIAR LIÇÃO
Join the conversation