Lição 06 - A arte de viver e conviver - Revista Betel Jovens Conectar 4 trimestre 2021
Lição 06 - A arte de viver e conviver - Revista Betel Jovens Conectar 4 trimestre 2021
Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ 4 trimestre 2021
Comentarista: César Pereira Roza de MeloTexto de Referência: Ec 4.1-7
📑 Ver todas as lições EBD Jovens Betel
📖 Versículo do dia
"Não é, pois, bom para o homem que coma e beba e que faça gozar a sua alma do bem do seu trabalho? Isto também eu vi que vem da mão de Deus" Ec 2.24
👍 Verdade aplicada
Se vivermos a vida em Cristo, refletiremos o Mestre na convivência com o próximo.
🎯 Objetivos da lição
- Observar a vereda do sábio;
- Conhecer os segredos do relacionamento inter pessoal;
- Diferenciar viver e conviver.
Oremos para que venhamos viver uma vida pautada segundo os ditames bíblicos.
📘 LEITURA DIÁRIA | |
---|---|
Segunda | Ec 8.8 O domínio sobre as pessoas pode trazer desgraça. |
Terça | Ec 3:13 - O homem deve gozar do fruto do seu trabalho. |
Quarta | Ec 4:4 - A obra do homem pode trazer inveja ao seu próximo. |
Quinta | Ec 6:7 - O homem nunca se satisfaz em sua cobiça. |
Sexta | Ec 4:13 - O sábio sabe ser admoestado. |
Sábado | Ec 4:6 - O sábio sabe mesclar trabalho e descanso. |
📣Introdução
Os escritos de Salomão são um convite ao sábio para ser mais sábio. Viver é uma arte, é preciso saber ouvir, respeitar limites e abrir a boca com sabedoria. Eclesiastes não é apenas a reflexão de um homem sobre sua vida, mas um desafio a viver uma vida pautada na sabedoria divina.
🔑 PONTO-CHAVE:
Quando agimos com cortesia, mudamos as pessoas que estão a nossa volta
1 - OBSERVANDO A VIDA DO SÁBIO
O homem sábio ou sensato sabe se portar em diversos lugares. Salomão, ao assumir o reinado de Israel, pediu a Deus apenas sabedoria para poder entrar e sair diante do povo (1Rs 3:7). A vivência do sábio traz paz e segurança.
1.1. Sabendo julgar as causas
Um dos maiores testes da sabedoria que Salomão tinha ficou registrado no livro de 1 Reis 3:16-28. Duas mulheres, dois filhos e uma morte; o desafio era saber quem estava falando a verdade. Salomão, com sensatez, deu o veredito de sorte que todo Israel temeu, e viu a sabedoria que Deus lhe dera para julgar e fazer justiça (1 Rs 3:28). O sábio não age com parcialidade, bairrismo e preconceito, mas busca em Deus a solução para os problemas da nação. O apóstolo Tiago diz que a sabedoria que vem do alto é primeiramente pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos; sem parcialidade e sem hipocrisia (Tg 3:17). Que venhamos a ser dependentes da sabedoria de Deus e não agir de acordo com os padrões humanos.
1.2. Estabelecendo o Reino na sabedoria
Quando a rainha de Sabá testou a sabedoria de Salomão, observamos pelo texto sagra do que sua atenção foi atraída pelo assentar dos seus servos, o estar de seus criados, seus copeiros, suas indumentárias, e a maneira como se portavam diante de Deus (1Rs 10.5). Em um ambiente repleto de luxo e riqueza, a atenção da rainha foi atraída pela conduta dos servos. A sabedoria de Salomão não estava na teoria, mas sim na prática diária. Deus espera que seus servos saibam se portar de maneira decente e sensata, de modo que o nome de Deus possa ser engrandecido. Jesus disse que os homens precisam ver as nossas boas atitudes e glorificar a Deus (Mt 5:16).
🤓 Refletindo
"Se vivo para Deus, observando Seus ensinamentos, logo conviverei com meu próximo em amor e comunhão"Bispa Marvi Ferreira
Está gostando dessa lição?
Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊2 - A ARTE DE SE RELACIONAR COM O PRÓXIMO
Deus sempre quis que o ser humano se relacionasse com seus semelhantes. Sabemos que não é tarefa fácil, pois existem diferenças físicas, emocionais e até mesmo de ideias. Porém, para crescermos em sociedade, faz-se necessário o relacionamento com nossos semelhantes.
2.1. Rompendo a barreira das diferenças
A digital que temos em nossos dedos evidenciam de que não existe ninguém igual no mundo. Atos 17.26, diz que de um só homem, Deus fez todas as raças da terra; portanto, Deus fez o rico e o pobre, o surdo e o mudo, o preto e o branco, homem e mulher, e que os filhos pudessem amar uns aos outros, conviver uns com os outros sem qualquer barreira social, econômica e racial. Jesus, em Seu ministério terreno estava cercado de pessoas das mais diversas raças e com seus enésimos problemas, no entanto, nunca as abandonou. Nós, como discípulos de Jesus, necessitamos mostrar amor pelas pessoas. A sabedoria que vem de Deus trata as pessoas sem parcialidade.
2.2. Observando os limites
Sabemos que não é fácil a vida relacional, mormente devido aos limites que precisam ser respeitados. A expressão limite fala de fronteira ou aquilo que delimita espaço. Existe um adágio que diz que o nosso direito acaba quando começa o de outra pessoa. Salomão chegou a dizer que o homem não conhece o seu tempo (Ec 9:12), ou seja, falta-lhe discernimento para lidar com o que acontece nesta vida. Deus espera que os nossos relacionamentos sejam sadios, isto é não tóxicos. Infelizmente, existem muitos relacionamentos tóxicos justamente por invadir a privacidade de outrem. A Bíblia declara que estes relacionamentos tóxicos podem trazer desgraça (Ec 8:8).
3 - CONVIVENDO E VIVENDO
Viver e conviver devem ser os nossos objetivos como seres humanos. Viver é tão somente existir e ter uma vida, porém, conviver, está relacionado a ter intimidade e compartilhar a vida com outra pessoa. O viver não é o bastante, é necessário conviver.
3.1. Existimos em Deus
A Bíblia diz que em Deus nos movemos, vivemos e existimos (At 17:28). O fato de estarmos com vida é um dom de Deus sobre a nossa vida, mas não podemos nos enclausurar em nosso mundo, escravos de nossas crenças e nos esquecer de compartilhar a existência. Salomão diz que Deus colocou a eternidade no coração dos homens (Ec 3:11). Esta expressão tem a ver com o desejo do homem pelas coisas eternas. O existir em Deus é coisa magnifica; demonstra o grande amor por nossa vida, mas, assim como nos relacionamos com Deus, precisamos desenvolver laços de amizade com nossos semelhantes.
3.2. Compartilhando vida
A vida vivida de forma egoísta não vale a pena, pois precisamos compartilhar a vida com nossos semelhantes, e isto nos dignifica como ser. Salomão, ao escrever Eclesiastes, é categórico ao afirmar que melhor é serem dois, do que um (Ec 4.9). Em provérbios, está escrito que o homem que tem muitos amigos pode congratular-se (Pv 18:24). Na questão de enamoramento, expressa que o que acha uma mulher alcançou a benevolência do Senhor (Pv 18:22). As amizades sinceras servem para crescimento e preservação de nossa vida, basta ver a amizade sincera entre Davi e Jônatas. E quanto ao relacionamento conjugal, passamos a ser uma só carne devido ao grau de intimidade.
Pega essa, vaso! 😃
Existem quatro tipos de temperamentos que regem a vida humana, a saber: sanguíneo, melancólico, colérico e fleumático. Segundo a Psicologia, o que possui temperamento sanguíneo é muito brincalhão, alegre, sociável e vive rodeado de amigos; carrega consigo a instabilidade e não é muito persistente. Já os melancólicos enxergam primeiro as dificuldades e são ansiosos, cautelosos e desconfiados, e por esta razão têm dificuldade com a felicidade. O colérico, por sua vez, tem a cabeça quente e se agita com facilidade, prefere dar ordens, mas não gosta muito de cumprir ordens; dá muito valor às aparências e às formalidades. Por último, o fleumático não se emociona com facilidade, age por princípio e não por instinto; é criterioso no trato com as pessoas. Conhecer isto é preponderante para viver com os limites.
CONCLUSÃO
Se aplicarmos a sabedoria em nossos relacionamentos, com certeza, além de viver, conseguiremos compartilhar nossa existência. Eu aprendi que: Apesar das diferenças, precisamos romper as barreiras sociais, etnográficas e religiosas para alcançar o ser humano em sua plenitude.
Complementanto
Vivemos numa época em que as pessoas estão cada vez mais solitárias, distantes física e emocionalmente umas das outras, na maioria das vezes, por conta das decepções sofridas em seus relacionamentos. Deus nos convida a sermos curados pela Sua Palavra.
Eu ensinei que
Apesar das diferenças, precisamos romper as barreiras sociais, etnográficas e religiosas para alcançar o ser humano em sua plenitude.
Lição 06 - A arte de viver e conviver - Revista Betel Jovens Conectar 4 trimestre 2021--
O que achou da Lição? Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐
AVALIAR LIÇÃO
Join the conversation