Lição 13 - O Deus Uno e Trino - Revista Betel Adultos 2 trimestre 2021
Lição 13 - O Deus Uno e Trino
Revista Betel Dominical Adultos - 2 Trimestre de 2021
Tema da Revista: Os Atributos de Deus conhecendo a natureza, o caráter e a supremacia de Deus nas Escrituras.Comentarista: Valdir Alves de Oliveira
Data: 27 de junho de 2021
Texto Áureo
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém."(2 Co 13:13)
👍 Verdade aplicada
A doutrina da santíssima Trindade nos faz sermos mais conscientes da nossa completa dependência de Deus e nos motiva ao necessário crescimento no conhecimento do Senhor.🎯 Objetivos da lição
- Apresentar a Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
- Citar o agir de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
- Mostrar as distinções e unidade da Trindade.
📜 TEXTO BÍBLICO | |
---|---|
JOÃO 10 | |
30 Eu e o Pai somos um. | |
JOÃO 14 | |
10 Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. | |
11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. | |
JOÃO 15 | |
26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. |
📘 Leituras complementares | |
---|---|
Segunda | Is 45:21-22 - Não há outro Deus. |
Terça | Jo 14:11 - Jesus está no Pai e o Pai está em Jesus. |
Quarta | 1 Co 8:6 - Um só Deus, o Pai, e um só Senhor, Jesus. |
Quinta | 2 Co 1:21-22 - Deus nos ungiu e nos deu o penhor do Espírito. |
Sexta | Ef 1:12-14 - As bênçãos espirituais de Deus em Jesus Cristo. |
Sábado | Jd 20-21 - Orar no Espírito e conservar o amor de Deus. |
🎵 HINOS SUGERIDOS
- 10 - Eu Te Louvo
- 185 - Invocação e Louvor
- 307 - Louvor ao Deus Trino
Orar para que possamos aceitar a operação divina em nossas vidas.
📰 Esboço da Lição
Introdução
1.0 - O Deus Pai
1.1. - O Criador.
1.2. - O Sustentador.
1.3. - O Provedor.
2. O Deus Filho
2.1. O Libertador.
2.2. O Mediador.
2.3. O Salvador.
3. O Deus Espírito Santo
3.1. O Consolador.
3.2. O Convencedor.
3.3. O Intercessor.
Conclusão
📣 Introdução
O presente estudo acerca da Trindade oportuniza profunda reflexão sobre o mistério: um só Deus em três pessoas. No Ser Supremo há uma só natureza, uma só essência, uma só substância, que subsiste nas três pessoas divinas.
PONTO DE PARTIDA: Há um só Deus, sobre tudo e todos.
1 - O Deus Pai
“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.” [Ef 4:6]. Ele tem existência própria sem dissociar-se da divindade. O Deus Pai é o único Senhor [Dt 6:4]. Não há outro Deus, senão um só [1 Co 8:4; 12.6; 1 Tm 2:5]. Uno: Único no seu gênero ou espécie, indivisível, um Deus único. Trino: Que consta de três, um só nome para definir três coisas ou aspectos. Essa divisão é puramente didática, não implica a existência de uma divisão ontológica na natureza de Deus ou de uma divisão entre Seus atributos. Pedro relata as três pessoas, mas sem deixar a harmonia, posicionando cada um na sua atividade: “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas.” [1Pe 1:2].
1.1. O Criador.
“Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” [Sl 19:1]. “No princípio, criou Deus os céus e a terra.” [Gn 1:1]. Deus criou o sol, a lua e as estrelas; criou o homem e a mulher; criou todo ser vivente; criou o mar e toda uma exuberante natureza admirada por todos nós. Ninguém pode negar o poder criador de Deus. A perfeição na criação é de encher os olhos. Tudo o que foi feito, viu Deus que era muito bom [Gn 1:31]. O que mais impressiona é que o mar não derrama nem o firmamento cai. Nenhum artista plástico renomado, como foi Roberto Burle Marx, conhecido internacionalmente ao exercer a profissão de paisagista, poderia descrever ou desenhar a natureza de Deus com tamanha formosura.
✍️ Subsídio
Derek Kidner comenta sobre a expressão “façamos” [Gn 1:26]: “Trata-se (...) do plural de plenitude, que se acha na palavra normalmente empregada para designar Deus (elohim), usada com um verbo no singular; e esta plenitude, vislumbrada no Velho Testamento, haveria de ser revelada como tri-unidade, nos posteriores “nós” e “nossa” de João 14.23 (com 14:17), explícitos em AV (King James), implícitos em AA (Almeida Revista e Atualizada)”.
1.2. O Sustentador.
Paul Washer: “Deus é o sustentador de tudo que existe. As Escrituras Sagradas nos ensinam que Deus não é apenas o Criador dos céus e da terra, mas Ele também é o seu sustentador. Nada do que existe existiria fora dEle. Se Ele abandonasse Sua criação apenas por um momento, tudo pereceria”. O movimento da terra devemos a Ele. As estações do ano. O equilíbrio da natureza e do universo como um todo está na palma das suas mãos. Ele é o controlador supremo. O ser humano, mesmo o mais intelectual, não consegue explicar tamanho milagre. Foi Deus que determinou todas as leis que regem o universo, por isso nada sai do Seu controle. Ele sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder [Hb 1:3].
✍️ Subsídio
Deus sustentador é um termo teológico que se refere ao conceito de um Deus que sustenta e mantém tudo o que existe. Sustenta as Suas criaturas; se tirasse o oxigênio por alguns minutos nenhuma alma sobreviveria: “Que está na sua mão a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda carne humana?” [Jó 12:10]. Ele que faz produzir, brotar e dar semente e pão ao que come [Is 55:10-11]. “Ora, aquele que dá a semente ao que semeia e pão para comer, também multiplicará a vossa sementeira e aumentará os frutos da vossa justiça.” [2Co 9:10].
1.3. O Provedor.
Jeová Jirê, em hebraico, quer dizer: “O Senhor que provê”. Deus provê todas as coisas. Mas muitas delas não se limitam aos filhos de Deus, todos os seres viventes poderão usufruir. Algumas são declaradas a nós: “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.” [Ef 3:20]. “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” [Fp 4:19]. Quando Deus nos criou, Ele era sabedor de todas as nossas necessidades, por isso Ele é o provedor de todas elas.
✍️ Subsídio
Kerry D. McRoberts (Teologia Sistemática – Stanley Horton – CPAD): “A Trindade é um mistério. A aceitação reverente do que não é revelado nas Sagradas Escrituras faz-se necessário antes de perguntar a respeito de sua natureza. (...) Não estamos, pois, tentando explicar Deus, mas, sim, considerar as evidências históricas que estabelecem a identidade de Jesus como homem e também como Deus (em virtude dos seus atos milagrosos e do seu caráter divino) e, ainda, “incorporar a verdade que Jesus tornou válida no que diz respeito ao seu relacionamento com Deus Pai e com Deus Espírito Santo”.
🤓 Eu aprendi que
O Deus Pai é o único Senhor. Não há outro Deus, senão um só.
Está gostando dessa lição?
Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊2 - O Deus Filho
As três pessoas da Trindade são distintas em suas manifestações, mas pertencem à mesma essência indivisível e eterna. Como registra Thissen (Palestras em Teologia Sistemática – Ed. Batista Regular): “O Credo Atanasiano expressa a crença trinitariana da seguinte maneira: “Adoramos um Deus em trindade, e trindade em unidade, sem confundir as pessoas, sem separar a substância”. “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. (...) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” [Jo 1:1-2, 14]. Jesus veio cumprir a Sua missão e foi fiel e obediente ao Pai em tudo, mesmo sendo em forma de Deus [Fp 2:6-11].
2.1. O Libertador.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” [João 8:32]. “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” [Jo 8:36]. Jesus não só liberta da ignorância espiritual ou concernente à salvação, mas também liberta oprimidos e cansados [Mt 11:28]. Jesus liberta endemoninhados, liberta de doenças do físico e da alma.
✍️ Subsídio
Esequias Soares (Teologia Sistemática Pentecostal – CPAD) expõe sobre o texto de Filipenses 2.6 – “sendo em forma de Deus”, ressaltando que a palavra “forma”, no grego é “morphe”: “O substantivo morphe aparece apenas três vezes no Novo Testamento grego [Fp 2.6-7; Mc 16:12]. Contrasta-se com schema, que significa “forma”, no sentido de aparência externa, e não como essência e natureza, como acontece com o primeiro (...) Assim, o texto de Filipenses mostra que Jesus era Deus antes da sua encarnação. O verdadeiro Deus tornou-se verdadeiro Homem”.
2.2. O Mediador.
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” [At 4:12]. “Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” [1Co 3.11]. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.” [João 14:6]. Somente em Jesus, o filho do Deus Vivo, há salvação [1Tm 2:5].
✍️ Subsídio
Bíblia de Estudo Pentecostal: “Os discípulos tinham convicção de que a maior necessidade de cada indivíduo era a salvação do pecado e da ira de Deus, e pregavam que esta necessidade não poderia ser satisfeita por nenhum outro, senão Jesus Cristo. Isto revela a natureza exclusiva do evangelho e coloca sobre a igreja a pesada responsabilidade de pregar o evangelho a todas as pessoas. Se houvesse outros meios de salvação, a igreja poderia ficar despreocupada, mas segundo o próprio Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim” [João 14:6]. Não há esperança para ninguém, fora da salvação em Cristo [At 10:43; 1Tm 2:5-6].”
2.3. O Salvador.
“Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus.” [Jo 6:68-69]. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” [Jo 3:16-17]. Daniel Pecota (Teologia Sistemática – Stanley Horton): “A obra salvífica de Cristo é a coluna central no templo da redenção divina. Podemos compará-la também ao eixo em torno do qual gira toda a atividade de Deus na revelação”.
✍️ Subsídio
Podemos notar que a operação dos três da divindade está em todas as ações. Quando se batiza nas águas, o pedido é em nome dos três: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” [Mt 28:19]. Quando se dá a bênção apostólica também: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém.” [2Co 13:13]. Não podemos dissociá-los jamais.
Esse blog foi feito com muito carinho ❤ para você.
Ajude-nos 🙏. Não leva nem 30 segundos.
Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para sua vida.
🤓 Eu aprendi que
Jesus veio cumprir a Sua missão e foi fiel e obediente ao Pai em tudo, mesmo sendo em forma de Deus [Fp 2:6-11].
Está gostando desse artigo? Deixe seu apoio em forma de curtida 😊
3 - O Deus Espírito Santo
Nas Escrituras Sagradas o Espírito Santo é expressamente chamado Deus; Ele possui os atributos de Deus e realiza atos e obras de caráter divino [Hb 9:14]. Ele é o próprio Deus Espírito [João 4:24]. Ele tem existência própria sem dissociar-se da divindade. O Espírito Santo tem muitas funções: Ele nos ensina todas as coisas e nos faz lembrar de tudo o que Jesus nos falou [João 14:26]. É identificado como Senhor [2 Co 3:18].
3.1. O Consolador.
Jesus chama o Espírito Santo de “Consolador”. Trata-se da tradução da palavra grega Parakletos, que significa literalmente “alguém chamado para ficar ao lado de outro para o ajudar” [Jo 14:16]. “Presença consoladora”. Ele habitará nos seguidores de Jesus para sempre. Na ausência física de Jesus, Ele atua como um emissário, intercedendo, confortando e consolando os Seus.
✍️ Subsídio
Esse Espírito da verdade o mundo não pode receber, porque não vê e nem o conhece, nós o conhecemos porque Ele deve habitar conosco e estar em nós [João 14:17]. Muitos pensam que Ele pode habitar em qualquer lugar ou em qualquer pessoa, mas só nos lavados e redimidos no sangue do Cordeiro; que procuram viver uma vida irrepreensível diante de Deus. Nós somos o santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita. Não se pode destruir o santuário de Deus. Fomos “comprados por bom preço” [1Co 6:20]. O santuário de Deus, que somos nós, é sagrado [1Co 3:16-17]. O nosso corpo é o santuário do Espírito Santo, proveniente de Deus [1Co 6:19].
3.2. O Convencedor.
“Todavia, digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” [Jo 16:7-11].
✍️ Subsídio
A multiforme operação do Espírito Santo mantém a Igreja de Cristo viva, dinâmica e atuante, pois Ele é uma pessoa divina. É Ele quem convence o pecador; é Ele quem administra o poder dado aos crentes; é Ele quem administra os dons ministeriais e espirituais que Deus coloca à disposição da Igreja, para o que for útil e distribuindo particularmente a cada um como quer [1Co 12:7, 11]. É Ele quem transforma os homens em novas criaturas, por meio do novo nascimento [João 3:3-8].
3.3. O Intercessor.
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” [Rm 8:26-27].
✍️ Subsídio
Após este estudo, verificamos que é a fé que nos faz crer em um Deus na Trindade e a Trindade na unidade; não podemos confundir as Pessoas, nem dividir a substância; porque uma é a Pessoa do Pai, a outra a do Filho, a outra a do Espírito Santo; mas uma só é a divindade do Pai e do Filho e do Espírito Santo, igual a sua glória, eterna e majestosa.
🤓 Eu aprendi que
Nas Escrituras Sagradas o Espírito Santo é expressamente chamado Deus; Ele possui os atributos de Deus e realiza atos e obras de caráter divino.
CONCLUSÃO
Por tudo que se deve agradecer, devemos ser gratos a Deus por ter nos revelado tamanho mistério. Aceitando por meio da fé: o Pai que nos criou, o Filho que nos remiu e o Espírito Santo que nos santifica.
O que achou da Lição 13 - O Deus Uno e Trino - Revista Betel Adultos 2 trimestre 2021?
Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐
AVALIAR LIÇÃO
Join the conversation