Lição 03 - Panorama do Evangelho de Mateus - Revista Betel Jovens 2 trimestre 2021, 2 trimestre 2021,2021,Betel,Lições Betel Jovens Conectar+,Os Evangelhos, Panorama do Evangelho de Mateus, César Pereira Roza de Melo,dominical,Escola Dominical,Revista Betel, biblica, escoladominical, ebd, lições biblicas, ebdhoje.com.br, Betel, Editora Betel, Lição 03, Lição 03 Betel jovens 2021, Lição 03 Betel Jovens Conectar+ 2021, lição 03 revista Betel 2021, Lição 03 revista Betel Jovens Conectar+ 2021, EBD Betel, EBD Betel 2021, EBD Betel 2 trimestre 2021, editora Betel 2 trimestre 2021,

Lição 03 - Panorama do Evangelho de Mateus

Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ 2 trimestre 2021

Comentarista: César Pereira Roza de Melo
2 Trimestre de 2021, ano 06 - Nº 17
Data: 18 de abril de 2021

Texto de Referência: Mt 9:9-13


📖 Versículo do dia

"Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus Conosco" Mt 1:23



👍 Verdade aplicada

O Evangelho de Mateus apresenta Jesus como Messias prometido no Antigo Testamento.



🎯 Objetivos da lição

  • Conhecer sobre o autor do Evangelho;
  • Entender o contexto e propósito de Mateus;
  • Enumerar os eixos temáticos de Mateus.


🙏 Motivos de Oração
Oremos a fim de que povos e nações reconheçam Jesus como Rei dos Reis, o soberano de toda a História.


📘 LEITURA DIÁRIA
SegundaMt 1:21 - O nome do Salvador será Jesus.
TerçaMt 16:16 - Jesus é o Cristo, Filho do Deus vivo.
QuartaMt 7:29 - Jesus ensinava com autoridade.
QuintaMt 12:1-8 - Jesus como Senhor do sábado.
SextaMt 26:15 - Jesus vendido por moedas de prata.
SábadoMt 28:18 - Jesus tem todo o poder.


EBD Hoje | 2° Trimestre De 2021 | BetelJovens – Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 03 - Panorama do Evangelho de Mateus

📣Introdução

O Evangelho de Mateus nos convida a entender a validade das profecias messiânicas, pois em todos os acontecimentos na trajetória de Jesus percebemos o cumprimento das profecias em mínimos detalhes.

🔑 #pontochave
O Evangelho de Mateus revela o Messias profetizado pelos profetas


1 - O CONCEITO MESSIÂNICO NO ANTIGO TESTAMENTO

No Antigo Testamento, encontramos as profecias que formam o perfil do Messias, falando sobre Seu ofício, Seu nascimento, nome, ministério e a abrangência de Seu Reino. No Evangelho de Mateus vemos Jesus como Rei, aquele cujo Reino será eterno.

1.1. Jesus como a semente da mulher.

A primeira profecia, onde começa a se desenrolar todo o fio messiânico nas Escrituras, está registrado em Gênesis 3:15; passagem esta que fala claramente sobre a semente da mulher que feriria a cabeça da serpente. Mais tarde, o profeta Isaías, vaticina que o Messias viria de uma virgem (Is 7:14). Jesus entra na História através do ventre de Maria, tornando-se um homem com todas as características inerentes ao ser humano. Mateus registra e conecta o nascimento de Jesus com a profecia (Mt 1:22-23). Esse evento é uma evidência de que Jesus era homem também.

1.2. Jesus, o rei do trono de Davi.

Encontramos nos Salmos uma alusão ao Pacto de Deus com Davi sobre a permanência de sua descendência no trono (89:3-4). O profeta Jeremias chega a profetizar sobre o rebento de Davi (Jr 33:14-15). Quando Jesus nasce, surge a esperança do rei libertador que voltaria a reinar sobre o seu povo. Sabemos, pelas Escrituras, que o Reino de Cristo será universal (Sl 72:8), e que as bases do seu trono são justiça e juízo (Sl 89:14). Em Daniel 2:44, está registrada uma profecia relatando que o Deus dos Céus levantará um Reino que não será jamais destruído, e este Reino não passará para outro povo. A interpretação desta profecia fala claramente sobre o Reino que será estabelecido por Cristo quando vier com poder e grande glória para estabelecer seu Reino para sempre.

EBD Hoje | 2° Trimestre De 2021 | BetelJovens – Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 03 - Panorama do Evangelho de Mateus


🤓 Refletindo

"O maior erro dos discípulos de Jesus foi achar que seu Reino era terreno e temporal"
Sidlow Baxter


Está gostando dessa lição?

Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊


2 - A EXPECTATIVA DO REI PARA OS JUDEUS

Após o período de independência nacional com o período dos Macabeus (164 a 65 a.C.), os judeus, agora, estavam sob o regime de Roma. Neste ambiente conflituoso, houve a esperança de que o Messias vinha para livrá-los do julgo do império romano, sendo assim, um Messias político.

2.1. O Messias no Judaísmo.

A expressão Messias significa “ungido”, pois faz alusão ao rei de Israel. Esta afirmativa é reforçada quando olhamos o período monárquico em que os reis eram considerados ungidos. Em Isaías 45.1, vemos um exemplo clássico disto quando Ciro é chamado de ungido. No cativeiro babilônico, a noção de messias ganha contornos escatológicos, porém, com a dominação grega e romana, o messias ficou limitado a um rei terreno e político. Um dos maiores problemas é quando conceituamos Cristo a partir de nossa necessidade. Foi justamente isto que a teologia da prosperidade fez, criou-se um deus de Deus Senhor e Salvador. A Bíblia diz que Deus é o Senhor de toda a terra (1Cr 29:11). Mateus salienta que este Messias sentará no trono da Sua glória (Mt 25:31). Em Seu discurso, Jesus afirma que o Seu Reino não é deste mundo. No momento de Sua crucificação, encontramos uma inscrição colocada em Sua cruz, que dizia: JESUS, REI DOS JUDEUS (Mt 27:37). Embora no presente momento, o Reino seja espiritual, retenhamos a certeza de que um dia ele será real e eterno.

2.2. Quem era Jesus?

Mateus, em seu relato, mostra um momento em que Cristo interroga os Seus discípulos sobre a verdadeira identidade do Cristo (Mt 16:13-17). Esta pergunta é feita depois de três anos andando com seus discípulos; e é impressionante que, se não fosse uma ação reveladora de Deus, talvez os discípulos ficassem sem respostas. Precisamos nos policiar para não correr o risco de andar com Jesus e não saber de fato quem Ele é. A fala de Pedro direcionada pelo Espírito de Deus é bastante enfática: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”, Mt 16.16. É, portanto, uma alusão clássica da deidade de Jesus, ou seja, Ele é o próprio Deus. No batismo de Jesus, encontramos o testemunho do próprio Pai, dizendo: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3:17). Jesus era o cumprimento cabal de todas as profecias messiânicas. Era o Rei dos judeus e se tornou o Salvador da humanidade.

EBD Hoje | 2° Trimestre De 2021 | BetelJovens – Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 03 - Panorama do Evangelho de Mateus

Esse blog foi feito com muito carinho para você.
Ajude-nos 🙏. Não leva nem 30 segundos.

Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para sua vida.





3 - CARACTERÍSTICAS DO REINO DE CRISTO

Jesus veio para oferecer a salvação a todos aqueles que aceitarem o Seu sacrifício e O confessarem como Salvador. Por esta razão, estabelece parâmetros em Seu Reino e exige lealdade de Seus súditos todos os dias.

3.1. Um Reino espiritual de aplicação prática.

O próprio Cristo deixou claro que o Reino de Deus não vem com aparência exterior, mas está entre nós (Lc 17:20). Na oração do Pai Nosso, vemos o anelo do súdito pela implantação do reino de maneira visível (Mt 6:10). Assim, precisamos estar todos os dias conectados com o Rei para que possamos viver de maneira sábia diante de um mundo tão difícil e perverso. A aplicabilidade da palavra do Rei em nossa vida nos fortalece a batalhar contra as hostes das trevas; é o antídoto contra o pecado que nos rodeia de perto e as armaduras para lutar o bom combate, e assim sermos vitoriosos, levantando o estandarte do nosso Rei Jesus. Deus estabelece parâmetros para nos portamos diante do Reino, um deles é descrito em Mateus 5:48, onde somos exortados a sermos perfeitos, como o nosso Rei é Perfeito. O poder que recebemos de nosso Rei, nos leva a grandes responsabilidades.

3.2. Um Reino onde impera o sobrenatural.

O Rei dos reis, Jesus Cristo, rege o Seu Reino com poder e autoridade. Mateus faz questão de relatar os milagres efetuados pelo Rei Jesus: Ele ensinava com autoridade (Mt 7:29), tinha poder sobre a lepra (Mt 8:1-4), evidenciou Seu poder e domínio sobre os demônios (Mt 8:28-34), Seu poder em suspender as leis da gravidade andando sobre as águas (Mt 14:22-36), bem como na multiplicação de alimentos (Mt 15:29-39). No Reino de Deus, as leis naturais são suspensas e o sobrenatural de Deus acontece, por isso, o rei exige de seus súditos o exercício da fé. Hebreus 11:6 diz que sem fé é impossível agradar a Deus, pois os que se aproximam de Deus precisam crer que Ele existe. Deus nos chama para viver um tempo sobrenatural e de milagres. Em meio as descrenças e a dúvida de muitos, somos chamados para experimentar o Reino de Deus em nossa vida.

EBD Hoje | 2° Trimestre De 2021 | BetelJovens – Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 03 - Panorama do Evangelho de Mateus


Pega essa, vaso! 😃

Sendo Mateus, o Evangelho do Reino, é também o Evangelho do Rei. Nele, a palavra reino ocorre 50 vezes, e só se pensa em reino, quando se pensa no rei. Convém lembrar que o vocábulo rei e seus derivados, como: reino, reinar, em sentido de governar, ocorrem nas Escrituras cerca de 3.300 vezes. Mateus destina sua literatura aos judeus, a fim de mostrar, pelo Espírito Santo, o Messias prometido pelos profetas do Antigo Testamento. Por isso começou traçando a genealogia de Abraão, pai da raça hebraica, e terminou com José, dando assim, a descendência legal a Jesus.

A ordem genealógica de Jesus Cristo, com a qual se abre o primeiro Evangelho, constitui o vínculo da união entre o Antigo e o Novo Testamentos. Os que esperavam um revestido de grande pompa, seguido por um grande exército, se enganaram. O Reino de que falou Jesus em várias de Suas prédicas deixou bem claro que Seu Reino não era político, físico ou material, mas sim, espiritual. (Extraído Betel Dominical/4 trimestre de 1992).



CONCLUSÃO

Entender que Jesus é o nosso Rei é saber que temos um Senhor, que fazemos parte de um Reino Celestial e que nossa vida precisa ser devotada inteiramente a Ele.





Complementando

Isaías profetizou que do tronco de Jessé brotaria um rebento e de suas raízes um renovo frutificará (Is 11.1-5). O profeta foca na genealogia de Cristo, onde a criança nasceria da descendência de Davi e remetendo às raízes aos patriarcas de Israel. A profecia se cumpriu em Jesus, o renovo prometido por Deus.



Eu ensinei que

Reconhecer o messianismo de Cristo é a garantia de uma vida eterna em um Reino que não terá fim.



O que achou da Lição 03 - Panorama do Evangelho de Mateus - Revista Betel Jovens 2 trimestre 2021?

Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO


EBD Hoje | 2° Trimestre De 2021 | BetelJovens – Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 03 - Panorama do Evangelho de Mateus
Lição 03 Betel jovens 2 trimestre 2021, Lição 03 Betel Jovens Conectar 2 trimestre 2021, lição 03 revista Betel Jovens Conectar 2 trimestre 2021, Lição 03 revista Betel jovens 2 trimestre 2021, Lição 03 - Panorama do Evangelho de Mateus, lições Betel Jovens Conectar, baixar revista escola dominical Betel, baixar revista escola dominical Betel 2021, Betel dominical 2 trimestre 2021, EBD Betel, EBD Betel 2021, EBD Betel jovens 2 trimestre 2021, editora Betel jovens 2 trimestre 2021, revista EBD Betel jovens 2 trimestre 2021, Revista Betel Jovens Conectar, revista Betel jovens 2 trimestre 2021, revista Betel jovens 2 trimestre 2021 pdf, revista Betel jovens 2 trimestre 2021 pdf download, revista escola dominical jovens 2 trimestre 2021,

Veja outras lições da EBD