Lição 11 - Lidando com as perdas - Revista Betel Jovens Conectar 1 trimestre 2021
Lição 11 - Lidando com as perdas
Revista Escola Dominical Betel Jovens Conectar+
Comentarista: César Pereira Roza de Melo1 Trimestre de 2021, ano 06 - Nº 16
Data: 14 de março de 2021
Textos de Referência Gn 37:23-28
📖 Versículo do dia
"E chamou José o nome do primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho e de toda a casa de meu pai." Gn 41:51
👍 Verdade aplicada
As adversidades forjam um líder de excelência.
🎯 Objetivos da lição
- Mostrar que as adversidades nos trazem crescimento;
- Entender que Deus está ao nosso lado diante das perdas;
- Aprender que dificuldades da vida nos oportunizam grandes lições.
Oremos para que venhamos a entender o processo de Deus em nossa formação cristã.
📘 LEITURA DIÁRIA | |
---|---|
Segunda | 2Co 4:17 - A dificuldades produzem glória |
Terça | Ec 11:4 - Não podemos olhar para as circunstâncias. |
Quarta | Sl 46:1 - Deus é nosso refúgio. |
Quinta | Sl 27:10 - O Senhor salva os retos. |
Sexta | Sl 103:14 - Deus conhece nossa estrutura. |
Sábado | Rm 8:28 - Todas as coisas têm um propósito em nossa vida. |
📣Introdução
Através da vida de José, temos a oportunidade de perceber o quanto podemos crescer em situações adversas. O ser humano tem a capacidade extraordinária de transpor obstáculos e, quando canalizamos a nossa força em Deus, somos mais que vencedores.
🔑 #pontochaveDeus nos proporciona oportunidade de crescimento todos os dias.
1 - SUPERANDO AS PERDAS
A vida de José foi marcada por episódios de grandes e significativas perdas. A perda de sua amada mãe na infância; a perda de sua túnica na adolescência; a perda do respeito dos seus irmãos quando foi lançado no poço; a perda de identidade ao ser vendido e chamado de escravo; a perda cultural ao ser levado para uma terra estranha de costumes e tradições diferentes e a perda de sua moral quando foi caluniado pela mulher de Potifar.
1.1. As perdas familiares
Sabemos que José era o filho predileto de seu pai Jacó, pois era o filho da velhice do patriarca com a mais amada das esposas. O texto de Genesis 35:16-18 aborda a morte de Raquel no nascimento de Benjamim. Aqui acontece algo marcante e significativo para José; a perda de sua mãe. Perder os pais em qualquer idade gera grande impacto emocional, mas perder os pais na infância gera traumas para toda a vida; sentimentos de dor, insegurança e abandono. Nos momentos mais adversos do nosso viver, precisamos confiar em Deus e em Sua vontade que é boa, agradável e perfeita (Rm 12:2).
1.2. AS perdas pessoais
José não apenas perdeu a sua mãe mas, aos poucos, acumulou perdas como a de sua liberdade. Quando algumas coisas nos são tiradas por pessoas próximas, ficamos vulneráveis. As perdas poderiam destruir José, no entanto, o tornaram mais forte. Vale pensar: "Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram contra você", Sartre. Não foque nas perdas; reafirme a soberania de Deus (Jó 42:2) em sua vida!
🤓 Refletindo
"Concentre-se nos gigante e você cairá; concentre-se em Deus e os gigantes cairão."Max Lucado
Está gostando dessa lição?
Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊2 - VENCENDO OS PROBLEMAS DA VIDA
A saga de José nos mostra que, em alguns momentos de sua vida, parece que os problemas não iriam acabar. Os problemas vinham de todos os lados e o assolavam mas, em meio a esse turbilhão de situações negativas, ele encontrou força para crescer e se tornar mais forte.
Imagine a viagem de José para ver seus irmãos e, de repente, ser jogado em um poço. O relato de Gênesis 37 mostra claramente a conspiração de seus irmãos contra ele. Jogar José no poço, indubitavelmente, foi o pior ato de covardia e humilhação que os irmãos fizeram ao jovem José. Aquele rapaz, cheio de sonhos e vida, estava agora em um poço, convivendo com incertezas, limitações e desespero. Enquanto os irmãos tramavam contra a sua vida, no interior do poço encontrava-se José angustiado e, quem sabe, alimentando-se dos sonhos que tivera. Em momentos difíceis, precisamos alimentar o nosso coração com aquilo que pode nos dar esperança (Lm 3:21). Creia que Deus usará as circunstâncias para um propósito maior em sua vida.
2.1. Lidando com um poço
2.2. A prisão no Egito
Não bastasse a experiência de ser jogado num poço, José agora estava numa prisão do Egito. A história se repetia, porém, agora não eram os seus irmãos e sim as acusações descabidas da mulher de Potifar. Em Genesis 39:21, existe uma informação que faz toda a diferença: "O Senhor, porém, estava com José". Este é o maior segredo de como José venceu as provações. Às vezes, não temos domínio sobre as coisas que armam contra a nossa vida, mas podemos escolher ter Deus ao nosso lado em todos os momentos.
Esse blog foi feito com muito carinho ❤ para você.
Ajude-nos 🙏. Não leva nem 30 segundos.
Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para sua vida.
3 - GERINDO SUAS EMOÇÕES
Tudo o que acontece negativamente em nossa vida nos abate de maneira emocional, e afeta inclusive nosso exterior. Por isso é importante saber lidar com os sentimentos e não permitir que estes nos tornem pessoas amargas.
3.1. Um jovem traído
Quando fazemos uma leitura minuciosa sobre a vida de José, vemos o quanto ele foi traído pelas pessoas de seu próprio círculo familiar. A inveja levou os irmãos de José a tramar contra a sua vida. Humanamente falando, José tinha motivos para se tornar uma pessoa vingativa, rancorosa e achar que a vida era injusta com ele. Uma das maiores virtudes do ser humano é saber gerenciar suas emoções e não tomar decisões precipitadas. Salomão nos exorta a guardar o nosso coração (Pv 4:23). José nos ensina a gerir as nossas emoções de tal maneira que sejamos curados das aflições do passado. No quesito traição, José se assemelha a Cristo, pois foi traído por pessoas com as quais convivia.
3.2. Um homem difamado
Uma das características marcantes deste grande herói é a sua integridade e devoção a Deus. A sua escolha de não pecar contra o Senhor o levou a viver por longos anos na prisão, ainda que injustamente. Ele estava preso por não ceder às investidas de uma mulher leviana (Gn 39:14-18). Na solidão do cárcere, José, poderia ter se alimentado de remorsos, questionado a sua fé em Deus e permitido que sua alma se tornasse amarga e sem vida. Em plena prisão, entretanto, a Bíblia diz que Deus fazia José prosperar. Somente uma pessoa curada consegue ter alegria em lugares de solidão, tristeza e morte. Somos frutos das escolhas que fizemos. José tomou a decisão de não se importar com as situações da vida, mas sim, com o cuidado de Deus.
Pega essa, vaso! 😃
É normal associar a perda ao luto e o luto ao falecimento de uma pessoa ou animal, mas o luto é antes de tudo a perda de um lugar, de algo concreto ou simbólico. O luto é a perda de uma perspectiva da vida, que pode ser uma ideia ou um sonho, um relaionamento, um emprego, ou um membro do corpo, pois a perda dessas coisas importantes e significativas provocam a mesma reação e sentimentos de um luto, pois o luto está correlacionado ao sentimento afetivo, ou seja, quanto maior o vínculo maior o processo de luto. Muitas vezes ficamos d luto por um ator de novela que nunca conhecemos pessoalmente, ficamos de luto por um país que foi devastado por um furacão, ficamos de luto por uma tragédia familiar que passou no noticiário, ficamos de luto durante uma mudança de cidade, de casa, enfim, o processo de recuperação da dor é o mesmo para a morte de um ente querido, o que diferencia é a intensidade e o processo de ressignificação dos sentimentos
CONCLUSÃO
José passou por diversos estágios dolorosos em sua vida. Todavia, em todos eles, escolheu perseverar na fé e na confiança em Deus. Todos nós passamos por adversidades, mas a maneira como cada um as enfrenta fará toda a diferença no alcance dos resultados.
Pega essa, vaso! 😃
Existem milhares de pessoas que sofrem de algum transtorno psíquico em todo o mundo, incluindo síndrome do pânico, depressão e ansiedade; a maioria destes transtornos está relacionada às traições e perdas que não foram superadas.
Eu ensinei que
Com fé e confiança no Senhor, podemos superar todas as adversidades que nos sobrevierem.
O que achou da Lição 11 - Lidando com as perdas - Revista Betel Jovens Conectar 1 trimestre 2021?
Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐
AVALIAR LIÇÃO📩 Adquira essa revista em PDF
Clique para saber como obter a revista Betel Dominical Jovens e Jovens Conectar+ 1 trimestre 20003 em PDF.
1 comment