Lição 04 - Vencendo as injustiças da vida - Revista Betel Jovens Conectar 1 trimestre 2021, 1 trimestre 2021,Betel,ebd,EBD Betel,Revista Betel,Revista Betel Jovens,revista Betel jovens 1 trimestre 2021,Revista Betel Jovens Conectar,Revistas Jovens,José, Fidelidade,conectar mais,conectar,2021,


Lição 04 - Vencendo as injustiças da vida

Revista Escola Dominical Betel Jovens Conectar+

1 Trimestre de 2021, ano 06 - Nº 16
Data: 24 de janeiro de 2021

Textos de Referência Gn 41.9-13


📖 Versículo do dia

"O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José; antes, se esqueceu dele". Gn 40.23

👍 Verdade aplicada

Até mesmo nas injustiças da vida, Deus trabalha em nosso caráter.

🎯 Objetivos da lição

  • Esclarecer o lado pedagógico da injustiça;
  • Compreender que Deus é nosso juiz;
  • Mostrar que os injustos serão envergonhados.


📣Introdução

Ao longo da vida José teve a infelicidade de experimentar diversas vezes a injustiça por parte de familiares e pessoas inescrupulosas. A despeito das adversidades, José guardou a fé em Deus e, por Ele foi honrado.


🔑 #pontochave
"Confiar na justiça de Deus é a melhor arma para vencer a injustiça".

1 - Crescendo diante das injustiças

Infelizmente, não temos como evitar as ações ou os levantes das pessoas contra a nossa vida, mas podemos escolher como enfrentaremos as injustiças e ofensas a nós direcionadas. José não se revoltou, não se desviou nem se vingou dos seus inimigos. Ele foi sábio pois confiou em Deus e a Ele entregou os seus problemas.

1.1. Enfrentando a hostilidade dos irmãos

Os irmãos de José o aborreciam pelo fato dele ser o amado do patriarca Jacó (Gn 37.4). A raiz do verbo aborrecer no texto original traz a ideia de odiar a ponto de tratar com desdém e hostilidade. A convivência com seus irmãos estava insuportável, mas José não se deixava abater pois tinha convicção de que Deus era o seu juiz. Ele era pacificador e não revidava, pois tinha o entendimento de que, aquele que toca nos justos, toca diretamente na menina dos olhos de Deus (Zc 2.8).

1.2. Amadurecendo diante das calúnias

O caráter de José mais uma vez estava sendo colocado à prova ao ser tentando pela mulher de Potifar. Há alguns anos enfrentara a inveja dos irmãos, agora teria que conviver com as mentiras de uma mulher ferida pela rejeição. É impressionante o quanto nossa estrutura se fortalece nos revezes. Não podemos sucumbir na adversidade. Deus estava preparando José para exercer um cargo de liderança, o que exigiria habilidades especiais. Às vezes, passamos por momentos incompreensíveis, mas precisamos nos conscientizar que Deus tem propósitos bem definidos em nossa vida (Jo 13.7).

Pega essa, vaso! 😃

JOSÉ CONVIVEU COM A INDIFERÊNÇA SEM PERDER A FÉ

Ninguém acreditava nele (37.5-10). Seu pai, seus irmãos duvidavam de tudo o que Deus vinha lhe falando. Mas o Senhor era com José (39.2,21). No fundo ele sabia que Deus dirigia seus passos. Muitas vezes temos que conviver com a indiferença.

Pessoas que não compartilham dos sonhos que Deus tem colocado em nossos corações. O vencedor será aquele que “diligentemente” viver nutrindo sua fé em Deus. A verdadeira fé está morta para a dúvida, surda para o desânimo, cega para as impossibilidades. Agostinho afirmou: “Fé é acreditar naquilo que não vemos, e a recompensa da fé é ver aquilo em que acreditamos”. Os sonhos de José se cumpriram porque era a vontade de Deus.


🤓 Refletindo

"Um bom cristão precisa preocupar-se com o exemplo que dá para todos à sua volta".
Bispo Abner Ferreira

EBD Hoje | 1° Trimestre De 2021 | BetelJovens – José: Lições de um Jovem com Propósitos | Lição 04 - Vencendo as injustiças da vida



Está gostando dessa lição?

Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊


2 - Crendo na justiça divina

A Bíblia diz que "a justiça humana é como trapos de imundícia diante de Deus". Infelizmente, existem pessoas que tomados por um desejo de vingança procuram a justiça terrena a fim de fazer agressores serem punidos. O cristão precisa aprender a esperar em Deus, somente Deus sabe como fazer justiça aos seus servos (Sl 11.7).

2.1. O tempo e a justiça divina

Analisando a história de José, percebemos que demorou, aproximadamente, treze anos para que Deus fizesse justiça e trouxesse a trama dos irmãos de José ao conhecimento do patriarca Jacó. Quando entregamos a Deus a vida daqueles que nos fazem mal, compreendemos que Deus sabe quando e como fazer justiça. A Bíblia afirma que Deus é o juiz justo (Sl 7.11) e nEle não existe injustiça (Sl 119.142).

Estar conectados com Deus através da oração, pedindo a Ele que nos livre de toda raiz de amargura. José preferiu esperar na justiça divina a praticar com as próprias mãos, mesmo quando tinha autoridade e poder para tal.

2.2. É Deus que nos justifica

Em todas as injustiças sofridas por José, a única testemunha que ele tinha a seu favor era o próprio Deus. Os seus irmãos jamais contariam a verdadeira história; a mulher de Potifar tampouco assumiria a culpa; só restava a José confiar no Juiz de toda a terra. Existem momentos e situações em nossa vida em que somente Deus pode entrar com providência e fazer justiça. A ficha judicial de José não o impediu de ocupar um dos maiores cargos no governo egípcio, pois é Deus quem nos justifica (Rm 8.33). Podem tentar macular a nossa História, mas o precioso sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (1Jo 1.7).

Pega essa, vaso! 😃

JOSÉ CONVIVEU COM A TRAIÇÃO SEM PERDER A DOÇURA

Foram três situações que contribuíram para “azedar” o coração de José:
Primeiro: O fato de ser vendido como um animal por seus próprios irmãos (37.28).
Segundo: A calúnia levantada pela mulher de Potifar (39.14) e
Terceiro: José interpretou o sonho do copeiro, que ao ser libertado prometeu ajudá-lo a sair da prisão. Mas durante dois anos José ficou esperando preso injustamente (40.23). José conviveu com tudo isso e mesmo assim continuou sendo amável com as pessoas.

Já na função de governador do Egito, ao reencontrar seus irmãos, chorou de forma tão expressiva que muitos o ouviram (45.1-3). José se revelou amável para aqueles que no passado lhe haviam feito muito mal. Ele não permitiu que as atitudes das pessoas ao seu redor mudassem o seu doce jeito de ser. Ele sabia que o único neutralizador do mal é o bem. Seu exemplo se encaixa perfeitamente nas palavras de Paulo em Romanos 12.21: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”.

Nós também precisamos superar nossa tendência natural à vingança. Para o nosso próprio bem precisamos entender que “Guardar ressentimentos gera estresse, ansiedade e incontáveis sentimentos de raiva. Se não for tratado, sérias consequências emocionais e físicas serão desencadeadas... O ressentimento não pune pessoa alguma além de nós mesmos. Não podemos guardá-lo e experimentar cura ao mesmo tempo” (Jeff Galiguira).

EBD Hoje | 1° Trimestre De 2021 | BetelJovens – José: Lições de um Jovem com Propósitos | Lição 04 - Vencendo as injustiças da vida



Esse blog foi feito com muito carinho para você.
Ajude-nos 🙏. Não leva nem 30 segundos.

Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para sua vida.





3 - O destino dos injustos

A Bíblia diz que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus Vivo (Hb 10.31). Todos aqueles que se levantam contra os santos do Senhor experimentarão o peso da mão do Altíssimo. O grande desejo de Deus é a salvação de todos os homens mas, se não se arrependerem, receberão o castigo pelas injustiças cometidas (Rm 2.6-8).

3.1. Os irmãos de José

Quando José se dá a conhecer a seus irmãos, o passado vem à tona e agora os seus irmãos teriam que contar toda verdade para seu pai. Imagine a angústia de cada um deles, pois conviviam com a mentira e agora o oculto estava prestes a vir à tona. Achavam que podiam "resolver um problema", criando muitos outros! Tomados pelo medo, esperavam uma vingança por parte de seu irmão injustiçado. Contudo, ao se revelar aos irmãos: "Eu sou José, que vocês venderam como escravo", vemos que José se posicionou, chamou-lhes à responsabilidade e lhes ofereceu oportunidade de arrependimento. O perdão liberado por José e o arrependimento de seus irmãos possibilitaram o reencontro da família do patriarca Jacó.

3.2. A mulher de Potifar

A mulher de Potifar com seu ego ferido por ter sido rejeitado causou grandes problemas e grandes feridas sentimentais na vida de José, mas a justiça divina chegou no tempo certo, revelando o caráter ilibado de José. Restou àquela mulher ter que conviver com um marido que não confiava mais nela, e mais, ela teve que presenciar a ascensão de um escravo sentenciado a uma longa prisão, por causa de sua calúnia e infâmia, ser condecorado com o anel do rei do Egito. As atitudes sinceras de um servo fiel acumulam brasas de fogo na cabeça de seus ofensores (Rm 12.20).

Pega essa, vaso! 😃

JOSÉ CONVIVEU COM AS ADVERSIDADES SEM PERDER A CAPACIDADE DE COMEÇAR TUDO DE NOVO

Aonde ele chegava, em pouco tempo ele influenciava o ambiente. José acrescentava alegria, organização, bom serviço e espiritualidade. Até mesmo o grande Faraó conseguiu perceber o valor de José (41.40-43). Apesar de todos os fatos ocorridos com ele, José demonstrou ser um homem feliz. Talvez por isso, ele tenha encontrado a prosperidade no próprio lugar do seu sofrimento. A menos que vejamos a mão de Deus nos eventos de nossa vida, nos tornaremos preocupados e ressentidos. Muitos veem a felicidade como um lugar aonde chegarão um dia. Quando deveriam entender que a felicidade tem mais a ver com o caminho que escolhemos. A capacidade de começar de novo é uma marca dos grandes vencedores.

Em cada circunstância devemos lembrar que “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. O momento pode parecer difícil, mas no fim, vai dar tudo certo se estivermos no centro da vontade de Deus.

EBD Hoje | 1° Trimestre De 2021 | BetelJovens – José: Lições de um Jovem com Propósitos | Lição 04 - Vencendo as injustiças da vida



CONCLUSÃO

José não permitiu que o ressentimento e a mágoa o conduzissem à vingança. Ele se manteve fiel a Deus, aos seus princípios e tornou-se um herói da fé.

Eu aprendi que

Diante das injustiças não devemos guardar ressentimentos ou revidar, pois o Senhor é quem nos justifica.


O que achou da Lição 04 - Vencendo as injustiças da vida - Revista Betel Jovens Conectar 1 trimestre 2021?

Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO


Lição 04 Betel jovens, Lição 04 Betel Jovens Conectar, lição 04 revista Betel Jovens Conectar, Lição 04 revista Betel jovens, Lição 04 - Vencendo as injustiças da vida, lições Betel Jovens Conectar, baixar revista escola dominical Betel, baixar revista escola dominical Betel 2021, Betel dominical 1 trimestre 2021, EBD Betel, EBD Betel 2021, EBD Betel jovens 1 trimestre 2021, editora Betel jovens 1 trimestre 2021, revista EBD Betel jovens 1 trimestre 2021, Revista Betel Jovens Conectar, revista Betel jovens 1 trimestre 2021, revista Betel jovens 1 trimestre 2021 pdf, revista Betel jovens 1 trimestre 2021 pdf download, revista escola dominical jovens 1 trimestre 2021,

Veja outras lições da EBD