Lição 6 - Usando a fé diante dos confrontos - Revista Betel Adultos 3 trimestre 2020


Lição 6 - Usando a fé diante dos confrontos

Revista Betel Dominical Adultos

3 Trimestre de 2020, ano 30 nº 116
Comentarista: Bispo Abner Ferreira
Data: 09 de agosto de 2020

Texto Áureo

Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
1 Reis 18:38


Verdade aplicada

Nos momentos mais difíceis, aprendemos que a vitória está em crer, obedecer e esperar no Senhor Deus.


Objetivos da lição

  • Ensinar que o Senhor tem métodos peculiares de agir
  • Mostrar que a misericórdia divina sempre nos socorre.
  • Apresentar que Deus responde com fogo.


TEXTO BÍBLICO
1Reis 18
22. Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
23. Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.
24. Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
39. O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!


Agenda de leitura
Segunda 1RS 17.1 - Elias, um homem de palavra
Terça 1Rs 17.14 - Elias, um homem de fé
Quarta 1Rs 17.6 - Elias, um homem alimentado por Deus
Quinta 1Rs 17.24 - Elias, um homem de Deus
Sexta 1Rs 18.17 - Elias, o pertubador dos idólatras
Sábado 1Rs 18.42 - Elias, um adorador por excelência


Introdução

Diante das crises que assolam o mundo, muitos cristãos não têm conseguido superá-las da forma bíblica e inteligente. Nesta lição, veremos que o profeta Elias encontrou força em Deus para triunfar sobre os problemas da vida.


1 - Elias e suas provações

Elias porfetizou em um período muito árduo da história do povo de Israel do ponto de vista religioso. Lutando o bom combate, Eias enfrentou perseguições do rei Acabe e de sua esposa, Jezabel. que levaram os israelitas a se apartar do Deus Vivo e adorar Baal.

1.1. O método da chamada divina

Com a morte do rei Salomão, Israel se dividiu e dois reinos: Norte e Sul. No século IX a.C, o reino do norte era governado pelo rei Acabe e a rainha Jezabel, que induziram o povo de Israel a um contexo turbulento de idolatria e paganismo [1Rs 16.30,31]. Elias então foi chamado por Deus para ser Seu porta-voz, recebendo a responsabilidade de lembrar aos israelitas que eram um povo seleto e que pertenciam ao Senhor. Logo, as suas práticas de vida deveriam retratar e cumprir os princípios determinados pelo Altíssimo.

1.2. Quando a chamada de Deus prevalece

A cada dia a idolatria crescia e a situação piorava no reino do norte [1Rs 16.32-33]. A seca castigava Samaria e Jezabel mandava matar os profetas. O caos havia se estabelecido. Como um profeta poderia exercer seu papel diante de Deus e dos homens, se a morte lhe rondava a todo o momento?

1.3. Os métodos peculiares de Deus.

Após profetizar que nem orvalho e nem chuva viria sore Israel segundo as suas palavras, para fugir dos ataques do rei Acabe, Elias é forçado a uma imigração solitária. Ele se estabelece junto ao ribeiro de Querite e milagrosamente foi alimentado por corvos [1Rs 17.3-4]. Não fosse o cuidado do Senhor em avisar, Elias certamente teria se assustado ao assistir os corvos chegando para lhe alimentar. Podemos dizer que o Senhor é bom em tempos difíceis, Ele salva o Seu povo e cuida dos que procuram a Sua salvação [Na 1.7].



Eu aprendi que

Elias foi chamado por Deus especialmente para tirar o povo da idolatria que os dominava.


Está gostando desse artigo? Deixe seu apoio em forma de curtida 😊



2 - Deus contava com Elias

Elias foi um homem que obedeceu a Deus em diversas situações. Para exemplificar, podemos ver as seguintes ordens sendo obedecidas: Deus o manda para o ribeiro de Querite [1Rs 17.3], para Sarepta [1Rs 17.9], para Samaria [1Rs 18.1], para o Monte Horebe [1Rs 19.8], para Betel [1Rs 2.2], para Jericó [2Rs 2.4] e para o Jordão [2Rs 2.6].

2.1. Deus, um profeta e uma pobre viúva.

Por que o Senhor escolheu uma pobre viúva estrangeira para auxiliar o profeta Elias?

2.2. Na crise, a viúva de Sarepta foi bênção para Elias.

Deus envia o socorro no tempo certo, nem antes nem depois [1Rs 17.12]. Se Deus parece estar demorando, não significa que não irá nos atender. Ele tem os Seus propósitos. Elias chegou à casa de uma mulher que estava s preparando para a morte. Ela vivia com o filho e tinha apenas o suficiente para os dois. Depois disso, iriam morrer. Mesmo sendo viúva e passando necessidade, ela não hesitou em socorrer o profeta de Deus. Porém, por ter sido bondosa com Elias, Deus a fez prosperar em tempos de crise [1Rs 17.15]. O Senhor socorreu seu profeta na hora da crise, primeiro por meio dos corvos, depois por intermédio da viúva de Sarepta.

2.3. Na crise, Elias foi bênção para a viúva de Sarepta.

Estamos convencidos de que nos momentos de crise social, como a que temos vivido no mundo contemporâneo, os cristãos não devem entrar em pânico. Veja o caso da viúva de Sarepta. Esta mulher estava à beira da morte, todas as palavras lhe eram contrárias, para aonde quer que olhasse ela só enxergava a morte. Contudo, ao socorrer o profeta Elias a provisão chegou à sua casa [1Rs 17.16]. É preciso ressaltar que a bênção chegou à sua casa por ser uma mulher abençoadora. Neste tepo de incertezas que atravessamos, quero lhe dar uma ótima notícia! Se, antes da crise, alguém era fiel em seus quilos, dízimos e ofertas, tenham a certeza de que a bênção de Deus irá chegar até vocês. Disso, não duvidem!



Eu aprendi que

Na caminhada cristã, se você quer ser abençoado, então primeiramente abençoe a alguém.


Está gostando desse artigo? Deixe seu apoio em forma de curtida 😊


3 - Elias se apresenta e lança um desafio.

Mesmo atravessando uma grande escassez de água e alimentos, havia chegado o grande momento de Elias mostrar quem de fato era o verdadeiro Deus de Israel [1Rs 18.21]. Desprovido da crença da idolatria, Elias pertubou muitos por dizer que somente Deus é Senhor [1Rs 18.17]

3.1. Confrontando o povo e os profetas pagãos.

O profeta Elias sabia para o que foi chamado e não retrocedeu. Convocou o povo de Israel para o Monte Carmelo, juntamente com os 450 profetas e Baal e os 400 profetas de Aserá [1Rs 18.19]. Ali, dois sacrifícios seriam apresentados: um pelos pagãos e outro peo profeta di Senhor. Ninguém poderia queimar os sacrifícios, pois o fogo deveria surgir de forma sobrenatural [1Rs 8.24]. O verdadeiro Deus seria aquele que queimasse o sacrifício. E, assim, munido de fé e confiança, Elias venceu o confronto. Deus foi fiel para com o Seu servo e lhe honrou perante todos. Assim, acontece com os servos de Deus na atualidade, onde confrontos do império das trevas chegam a todo o momento.

3.2. A resposta divina em meio à fé.

Em meio às adversidades da vida, devemos confiar em Deus com todas as nossas forças [1Rs 18.36]. O profeta Elias nos faz ver que confiar em Deus é a atitude mais acertada que um ser humano pode fazer [Sl 91.2]. Quando rogamos ao Senhor vom toda a nossa devoção, a resposta vem pelos modos mais diferentes, como no caso da resposta a Elias no monte Carmelo frente aos 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá. Após a oração do profeta Elias, caiu fogo do céu e o Senhor consumiu completamente o holocausto, a lenha, a pedra e o pó, e ainda lambeu toda a água que estava no rego [1Rs 18.38]. A amplitude mais significativa da ação de Deus no Monte Carmelo foi que todo o povo caiu sibre seus rostos, e disseram em uma única voz: "Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!" [1Rs 18.39]

3.3. Altar restaurado, glória de Deus e abundante chuva.

Depois de mostrar o Seu grande poder diante de todos, e Elias acabar com todos os profetas idólatras, o Senhor ainda tinha mais bênçãos a oferecer: "Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque ruído há de uma abundante chuva." [1Rs 18.41]. Isso demonstra que a idolatria instalada em Israel impedia a ação de Deus. Há, portanto, boas razões para termos a certeza de que, quando o Senhor decidiu sobre o retorno de Elias a Israel, o triunfo já estava garantido. Contudo, para a vitória ser completa, primeiro era necessário haver concerto. No âmago da questão, era imprescindível haver arrependimento e a expressão da glória de Deus. Cumprido estes requisitos era a hora do Senhor derramar uma abundante chuva sobre aquela terra, mostrando assim que só existe um Deus.

Eu aprendi que

Diante do embate entre Elias e os profetas de Baal e Aserá, todos prsenciaram a resposta divina com fogo consumidor, pois só o Senhor é Deus!


CONCLUSÃO

Vencer as provações é uma prerrogativa dos verdadeiros adoradores. A vitória de Elias comprovou que de fato o Senhor é Deus Todo-Poderoso e portanto, merecedor de toda adoração. Ele luta e vence todas as nossas batalhas.

O que achou da Lição 6 - Usando a fé diante dos confrontos?

Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO

Dica de conteúdo auxiliar




Elias: Um homem de heroísmo e humildade (Série Heróis da Fé)

Um homem de heroísmo e humildade. Antes de "Homem de Deus", um homem. Sem títulos. Sem formação requintada. Sem prestígio social. O profeta Elias era rude e oriundo de uma cidadezinha perdida no mapa do Oriente. Um anônimo em meio a uma sociedade orgulhosa, opressora e idólatra, Elias poderia ter encarnado a fórmula da obscuridade. Afinal, quem daria crédito a alguém que personificasse essa descrição? Talvez ninguém.

No entanto, Charles Swindoll prova que as coisas podem ser diferentes quando tal pessoa é porta-voz de uma promessa. Principalmente se essa promessa provier de ninguém menos que o próprio Deus. É nesse cenário bíblico que Elias aparece pela primeira vez. E é aqui se inicia a saga desse grande profeta de Deus. Sozinho, ele enfrentou mais de 400 profetas do falso deus Baal... e ganhou. No entanto, paradoxalmente, deixou-se intimidar por uma mulher e fugiu para preservar sua vida. O que teria levado esse homem tão próximo de Deus a esconder-se depois de um feito tão espetacular? Elias: um homem de heroísmo e humildade é o quinto volume da série Heróis da Fé - que já conta com Davi, Éster, José e Moisés.

Elias relata de um lado a coragem do profeta de Deus ao enfrentar um povo corrompido pela impiedade e, de outro, a humildade do servo que se submete a seu Senhor, independentemente das circunstâncias. A história menciona poucos relatos de personagens que se destacaram em seu momento histórico por reunirem duas virtudes aparentemente paradoxais: o heroísmo e a humildade. Elias, um homem simples e provindo de uma pequena cidade quase que desconhecida, integra esse seleto grupo de personalidades. Em Elias: um homem de heroísmo e humildade, Charles Swindoll consegue explorar com rara habilidade a fascinante vida de Elias como profeta de Deus, sem contudo encobrir sua fraqueza humana.


Vídeo da Lição 6 - Usando a fé diante dos confrontos - Revista Betel - 3 trimestre 2020



licao 6 betel 2020,revista betel 2020,licao 6 da revista betel,licao 6 betel 2020,editora betel,baixar revista escola dominical betel,baixar revista editora betel,revista escola biblica dominical betelLição 6, Usando a fé diante dos confrontos,lição 6 betel adultos, lição 6 betel 2020, lição 6 betel, revista betel adultos 3 trimestre 2020, lições betel adultos, baixar revista escola dominical betel, baixar revista escola dominical betel 2020, ebd betel trimestre 2020, ebd betel 2020,baixar revista escola dominical betel 2020,revista ebd betel 2 trimestre 2020,revista betel trimestre 2020 pdf,ebd betel, 1 trimestre, 2 trimestre, 3 trimestre, 4 trimestre

Veja outras lições da EBD