Lição 8 - O Cordeiro perfeito

Lição 8 - O Cordeiro perfeito. Revista Betel Conectar+. ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 8.
Lição 8 - O Cordeiro perfeito, revista betel jovens conectar+, escola dominical

O CORDEIRO PERFEITO

Versículo do dia

"E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.", Êx 12.7

Para impactar 

Para Israel, Deus mostrou o projeto de salvação através de um cordeiro; em Cristo, que é o Cordeiro Perfeito, o projeto se cumpriu.

Textos de Referência.

Hb 9.11-15

Introdução

Veremos nesta aula que desde o princípio, Deus deixou muito claro que enviaria alguém parar salvar a humanidade e, em todo o Antigo Testamento, isso foi anunciado de forma simbólica através de cordeiros e sangue. Esse alguém veio, seu nome é Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus!

#pontochave

"O amor de Deus pela humanidade resumido em um homem, uma cruz, sangue derramado, perdão de pecados e humanidade restaurada."

1. UM CATIVEIRO DOLOROSO

Como foi visto anteriormente, o povo israelita passou por muitos problemas em sua história, e uma destas marcantes histórias, foi a saída do cativeiro egípcio, uma história de sofrimento e libertação.

1.1. Um povo sofrido

Após José, que foi governador do Egito, morrer e também morrerem todos os seus irmãos daquela geração, os israelitas se multiplicaram muito naquela nação. Neste período se levantou um rei que não conheceu José e, preocupado com o crescimento deste povo, resolve colocar a nação de Israel sob um pesado jugo, a ponto de quase não poderem suportar.
"E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.", Êx 1.13-14

1.2. Moisés, um grande libertador

Diante do crescimento populacional, o rei do Egito dá ordens às parteiras das mulheres hebreias: quando nascesse filho homem deveria ser morto, e filha mulher continuaria com vida.
Da casa de Levi nasceu um menino, que posteriormente foi chamado de Moisés, que não pôde crescer entre seu povo, pois, para não morrer, foi lançado nas águas e encontrado pela filha de Faraó. Assim cresceu Moisés em meio a cultura egípcia. Porém, Deus já tinha um grande projeto para ele ser o libertador de Israel.
Moisés cresceu e, para defender um hebreu, acabou assassinando um soldado egípcio, assim fugiu para Midiã. Lá conheceu a filha de Jetro, e se casou com Zípora; e, quando cuidava do rebanho do seu sogro, recebeu a maior chamada de sua vida: no meio da sarça ardente Deus lhe disse:
"E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.", Êx 3.9,10

#pararefletireadorar

"A cruz de Cristo é a coisa mais revolucionária que já apareceu entre os homens". A. W. Tozer

2. CEDENDO AO PODER DE DEUS

Moody disse que Moisés gastou quarenta anos pensando que era alguém, quarenta anos aprendendo que não era ninguém, quarenta anos aprendendo o que Deus pode fazer com um ninguém. 

2.1. Libertando o povo

Moisés vai a Faraó em nome do Deus de Abraão, Isaque e Jacó, mas Faraó não aceita libertar o povo, pelo contrário, os aflige ainda mais (Êx 5.7).
Depois disso, Deus vai se apresentando a Faraó através de pragas, para que ele entendesse quem era o "Eu Sou". Por nove pragas passou o Egito, e mesmo assim, nada mudou, porém, a décima praga mudaria a história de Israel para sempre. Deus disse a Moisés que passaria a noite sobre toda a terra do Egito e todos os primogênitos machos morreriam; somente aqueles que matassem um cordeiro sem mácula e passasse o seu sangue nas vergas da porta se salvaria da morte.
Assim o Senhor prometeu, assim o Senhor fez.

"A obra da cruz foi o ápice da misericórdia de Deus sobre a humanidade"

2.2. O sangue do cordeiro

Como o Senhor havia dito, à meia noite o anjo do Senhor feriu todos os primogênitos da terra do Egito, porém na casa dos Israelitas que tinham a marca do Sangue do cordeiro, nada aconteceu.
O sangue de um cordeiro puro foi capaz de livrar uma nação da condenação que era certa, e não somente isso, pois, depois desse dia, Faraó sem seu filho permitiu que os israelitas começassem sua trajetória até a terra prometida.
"Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito.", Êx 012.31

3. O CORDEIRO DE DEUS

"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.", Jo 1.29

3.1. O sangue de Jesus

Assim como no passado, o sangue de um cordeiro salvou um povo através de seu sangue; em Cristo a humanidade pôde ser salva através de Seu sangue puro e inocente.
"Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.", Ef 2.13

3.2. Uma obra perfeita

Assim como foi na Lei, a Graça se manifestou através do sangue, pois o sangue foi e é fundamental para a remissão de pecado.
"E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.", Hb 9.22
A obra da cruz foi o ápice da misericórdia de Deus sobre a humanidade, pois um sangue inocente foi derramado para inocentar todos os culpados. Jesus, a obra perfeita.

Conclusão

Jesus, o Cordeiro de Deus veio para finalizar o plano infalível de Deus. Jesus pagou o preço, a lei perdeu o vigor, e é iniciada a graça de Deus; o favor imerecido. As Escrituras revelam que algumas pessoas como, o centurião, a mulher pecadora e a mulher adúltera, entenderam o plano perfeito de Deus e aplicaram em suas vidas.

#aprendeu

1. Por que Moisés fugiu para Midiã?
2. Como os israelitas salvaram seus primogênitos da morte? 
3. Qual foi o ápice da misericórdia de Deus sobre a humanidade?

Revista Betel Conectar+
ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Lição 8