Lição 03 - IGREJA, O ISRAEL ESPIRITUAL DO SENHOR, Revista Betel Conectar Jovens

Versículo do dia

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.", Jo 1.11-12

Para impactar 

Existe uma falsa ideia de que, quando se fala que a Igreja é o Israel espiritual de Deus, toda a nação judaica foi jogada para escanteio, e que foram destronados de sua posição, a verdade é que a Igreja recebeu o direito às promessas que eram exclusivas a Israel, quando Cristo nos tornou filhos por adoção do Deus Todo-Poderoso.

Textos de Referência.

1 Pe 2.5-9

Introdução

Como visto nas lições anteriores, Israel foi a nação que Deus estabeleceu na terra para representá-lo, mas Israel por várias vezes falhou em sua missão; desta forma, o Senhor através de seu Filho Jesus possibilitou que outras pessoas realizassem esse papel, pessoas essas que formaram a Igreja.

#pontochave

"Os israelitas eram a projeção do que Deus queria estabelecer sobre a terra e por algumas vezes foram chamados de filhos (2 Sm 7.14; Os 11.1), porém, rejeitaram essa titularidade diante de suas ações, mas a obra sacrificial de Jesus trouxe esse título a quem o aceita como Salvador."

1. AMADA POR DEUS, MAS DESOBEDECEU A ELE

"Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.", Rm 11.1

1.1. Uma rejeição contínua

Nos projetos de Deus, Israel sempre esteve lá, porém, não foi Deus quem os rejeitou primeiro. Este povo, por inúmeras vezes, rejeitou as ordenanças do Senhor, e, por isso, sofreram muitas vezes as consequências por seus atos, o que gerou grande sofrimento nesta nação.
Deus mandou o recado a Oséias diante da atitude do povo israelita.
"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.", Oséias 4.6

1.2. Resultado da desobediência

A desobediência de Israel não foi um caso isolado, por várias vezes esse povo decidiu desobedecer, e não pense que Deus não deu chance a eles para que tomassem as decisões certas. Inúmeros profetas foram levantados na história bíblica, exortando o povo a um concerto e a uma mudança de rumo, mas por muitas vezes não deram ouvidos.
Podemos analisar esse povo diante de Moisés: foram libertos libertos do cativeiro egípcio, estavam indo rumo à terra prometida, viram a água sair da rocha, o maná cair do céu, a coluna de fogo e a nuvem que os acompanhava, mas mesmo assim, sentiram saudades do Egito, demonstrando uma total falta de comprometimento para com Deus, e por várias vezes quiseram se revoltar contra as ordenanças divinas.
Como consequência da desobediência, uma viagem que demoraria em média 50 dias, levou 40 anos para se concretizar.
"Lembra-te, e não te esqueças, de que muito provocaste à ira ao Senhor teu Deus no deserto; desde o dia em que saístes do Egito, até que chegastes a esse lugar, rebeldes fostes contra o Senhor.", Dt 9.7

#pararefletireadorar

"Não somos só um povo cristão, somos também povo da igreja. Não estamos só comprometidos com Cristo, estamos também comprometidos com o corpo de Cristo". John Stott



2. A IGREJA E AS PROMESSAS DO SENHOR

"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.", Ef 1.4-5.

2.1. Em Cristo nos tornamos filhos de Deus

Os israelitas eram a projeção do que Deus queria estabelecer sobre a terra e por algumas vezes foram chamados de filhos (2 Sm 7.14; Os 11.1), porém, rejeitaram essa titularidade diante de suas ações, mas a obra sacrificial de Jesus trouxe esse título a quem o aceita como Salvador
"Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.", Gl 3.25-26
"Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.", Gl 4.7

"O Senhor sempre está atento e zelando pela integridade de seus filhos."

2.2. Herdeiros de Deus

A condição de filhos automaticamente nos leva a condição de herdeiros, isso significa que aquele que em Cristo deposita sua fé tem como garantia as heranças prometidas pelo Pai, sem exceção.
"E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.", Rm 8.17



3. OS OLHOS DO SENHOR

O Senhor sempre está atento e zelando pela integridade de seus filhos, Muitos cristãos têm vivido em aflições, mas se esquecem que o Senhor prometeu cuidar dos seus em todo tempo.

3.1. O Deus zeloso

"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.", 1 Pe 5.7
Muitas vezes a igreja de Cristo adoece por não colocar seus anseios aos cuidados do Senhor, pois Jesus disse que quando as pessoas se sentirem oprimidas e cansadas, Ele teria um alívio para suas vidas (Mt 11.28).

3.2. A Igreja de Cristo

Hoje a igreja vive a promessa de ser vista pelos olhos do Senhor, isso significa que Ele vê as nossas ações com justiça e nos abençoe diante das circunstâncias.
"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.", 1 Pe 3.12

Conclusão

Hoje a Igreja tem função de representar o Senhor, e fazer com que os povos conheçam o Evangelho de Cristo. Assim como Israel foi muito importante para representar a vontade de Deus na antiguidade, hoje, a Igreja tem a missão de ser sal da Terra e luz do mundo, levando o Evangelho a todos, anunciando a Salvação por intermédio de Cristo.

#aprendeu

1. Segundo o livro de Oséias, por que o povo de Deus foi destruído?
2. A condição de filhos nos leva a quê? 
3. O que significa "viver a promessa de ser visto pelos olhos do Senhor?

Revista Betel Conectar+

Conteúdos das Lições da EBD da Revista Betel Conectar+ 1°Trimestre de 2020

Veja outras lições da EBD