Conhecendo a história de Abraão

Abraão deve ser lembrado não simplesmente como um servo de Deus, ou como o pai de uma grande nação, e sim deve ser visto como um homem que deixou exemplos a ser seguido, e que foi importantíssimo para que o projeto da salvação da humanidade em Cristo se concluísse.
Vejamos a história deste patriarca que foi um ícone para sua e para outras épocas.

Comentário sobre a lição 01 Conectar+

Esta é a primeira de uma série de nove lições baseadas na biografia de Abraão, conforme o relato de Génesis. (SH) As experiências espirituais de Abraão, a sua íntima comunhão com Deus, e a sua sempre crescente fé, fez dele o pai de todos os que crêem, de todos os que andam nas pisadas daquela mesma fé (Rm 4.10.11). 
A historiado Abraão, um dos maiores personagens da Bíblia, é rica em maravilhosos exemplos. Estudá- la é sempre edificante.

I. ABRAÃO, SUA FAMÍLIA E SEU LOCAL DE NASCIMENTO

1. Abraão e sua família. Abraão, nona geração depois de Sem, nasceu por volta do ano 2000 aC. Abraão foi filho de Terá. e irmão de Naor e Ara. (SCR) Abraão casou-se com Sarai, e Naor casou- se com Milca (Gn 11.27.29). Morava com Abraão seu sobrinho Ló, filho de Ara. que havia falecido (Gn 11.27.28).
2.0 local de nascimento de Abraão. A família de Abraão era de Ur dos caldeus, na Mesopotâmia, próximo ao rio Eufrates. Ur era um centro cultural e, também, centro de uma religião pagã que cultuava a Lua. (SÁ)
3. A religião da família de Abraão. A família de Abraão era idólatra (Js 24.2). A Bíblia não revela o grau de conhecimento de Deus que Abraão possuía antes de sua chamada. Mais de 350 anos haviam-se passado desde o Dilúvio, quando Noé, o homem que andava com Deus (Gn 6.9), era o pregoeiro da justiça (2 Pé 2.5). Noé viveu depois do Dilúvio 350 anos (Gn 9.28). Embora a Bíblia silencie sobre isto, é possível que Noé tenha continuado a falar do grande Deus, de cuja justiça ele havia experimentado de modo singular. É possível que conhecimento de Deus fosse mantido entre as famílias por meio de tradições transmitidas de pais a filhos. Desse modo. pode ser que Abraão tenha tido conhecimento de Deus e de sua vontade, apesar de viver em uma sociedade idólatra.

II. DEUS CHAMA A ABRAÃO

1. A primeira chamada de Abraão. Quando Abraão ainda morava em Ur, o Deus da glória lhe apareceu e lhe deu uma chamada que compreendia três diferentes ordens: **sai da tua terra", "sai da tua parentela**, e **dirige-te à terra que eu te mostrar" (At 7.2,3).
2. Abraão sai de Ur com sua família. O relato bíblico sugere que Abraão falou com sua família sobre a ordem que havia recebido de Deus, e esta mostrou- se disposta a ir à mesma terra que Deus prometera mostrar a Abraão. Assim, diz a Bíblia: *'Tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Ara, filho de seu filho, e Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã. e habitaram ali" (Gn 11.31). Parece que Abraão nem teve oportunidade de emitir opinião.
3. Obediência incompleta. Quando Abraão saiu de Ur, seu pai era o patriarca da família. O resultado desta incompleta obediência à ordem de Deus foi negativo. Nenhuma das três ordens de Deus havia sido atendida: Abraão não deixou a sua terra, pois parou em Harã, outra cidade do mesmo país; Abraão não saiu de sua parentela, pois seu pai era o líder da peregrinação; a promessa de que Deus lhe mostraria uma terra não foi aproveitada, uma vez que a direção estava com Terá.

III - A SEGUNDA CHAMADA DE ABRAÃO

1. Deus faz a Abraão uma segunda chamada. Diz a Bíblia: "Ora, o Senhor disse a Abraão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei" (Gn 12.1). Desta vez partiu Abraão, como o Senhor lhe tinha dito (Gn 12.4). Saiu sem saber para onde ia (Hb 11.8), mas estava na direção do Senhor.
2. Abraão chega a Canaã. Diz o texto sagrado: **E vieram à terra de Canaã" (Gn 12.5). Chegaram até Siquém, até o carvalho de More (Gn 12.6). Aí Deus manifestou-se a Abraão dizendo:
**À tua semente darei esta terra" (Gn 12.7). E Abraão edificou ali um altar ao Senhor que lhe aparecera (Gn 12.7). Peregrinou até a região de Betei, e também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor (Gn 12.8). Continuou sua peregrinação seguindo para a banda do sul (Gn 12.9).

IV. A FÉ NASCE EM ABRAÃO

1. Abraão, o herói da fé. Quando Abraão mostrou a sua disposição de obedecer a chamada. Deus introduziu em seu coração a fé. A fé é um dom de Deus (Ef 2.8). Ela é uma virtude espiritual. A fé sem obras é morta, isto é, é sem ação (Tg 2.26). Quando Abraão colocou a sua fé em ação, e estava pronto para deixar a sua terra, a sua fé se tomou viva. Afirma a Escritura: "Pela fé Abraão sendo chamado obedeceu*' (Hb 11.8). Abraão podia sentir a sua fé nele operando. pois: "Creu Abraão em Deus e isto foi- lhe imputado como justiça** (Rm 4.3).
2. Como se evidenciou a fé em Abraão. Vejamos algumas evidências da fé em Abraão:
• Abraão sentia necessidade de expressar a sua gratidão a Deus, invocando o seu nome.
• Abraão procurava a comunhão com Deus, o qual se manifestava a ele.
• Abraão estava na direção de Deus em sua peregrinação pela terra de Canaã, pois: "Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus*'(Rm 8.14).
• Abraão recebeu de Deus a revelação de que estava preparada para ele uma cidade (Hb 11.13-16).

V. ABRAÃO PEREGRINA EM CANAÂ

l. Vivendo pela fé. Entrando na terra de Canaã Abraão entrou em contato com os habitantes da terra.
A terra era a da promessa, mas estava habitada por diferentes povos pagãos, e Abraão permaneceu entre eles como um estrangeiro. Ele habitava na terra da promessa como em terra alheia, morando em cabanas, pois esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus (Hb 11.9,10).
Como crentes, somos também peregrinos e forasteiros nesta terra (l Pé 2.11). Não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura (Hb 13.14).
2. Os três marcos na vida de Abraão. Três coisas marcaram de modo especial a vida de Abraão. Vejamos:
a) A tenda (Gn 12.8). Abraão nunca se prendeu a um lugar da terra de suas peregrinações. Estava sempre em trânsito. Deixando um lugar, ficavam apenas as marcas de seu acampamento. Nós também não somos deste mundo. Estamos no mundo, mas não somos do mundo (Jo 17.16,18). Devemos sempre estar prontos para partir!
b) O altar 12.7.8). Era um marco sempre presente na vida de Abraão, em todos os caminhos de suas peregrinações (Gn 13.4.18. 22.9). Era o local onde Abraão adorava a Deus. Era o lugar onde ofertava sacrifícios a Deus. Ele edificava seus altares em locais visíveis, diante dos povos pagãos que moravam ao seu redor. Que testemunho! Os crentes. que de contínuo vivem diante do altar, dão testemunho de "terem estado com Jesus** (At 4.13).
c) As promessas. Ao longo de sua jornada as promessas de Deus iluminavam seu caminho e fortificavam a sua fé. A mesma bênção acompanha a todos que estão a caminho da Sião celestial. É o que diz o apóstolo Paulo aos crentes em Corinto: "Todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém. para glória de Deus por nós*' (2 Co 1.20). 

Veja outras lições da EBD